Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Relatório de estágio: possibilidades de auxílio aos alunos
GABRIELLA PEREIRA PALMEIRA, PAULA GAIDA WINCH

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto ”O estágio curricular obrigatório integrando conhecimentos na
formação dos estudantes”, o qual tem por objetivo promover a formação
integral dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFRS –
Campus Ibirubá, contemplando uma formação humana e integral bem como
qualificação profissional dos estudantes.
As ações descritas que estão sendo desenvolvidas no âmbito do projeto de
ensino permitirão integrar diferentes áreas do conhecimento e conteúdos
visando a uma formação integral, cidadã e profissional, sendo uma
ferramenta de planejamento e organização do projeto integrador em cursos
técnicos integrados ao ensino médio.
Para desenvolvimento da proposta, partiu- se  do tema gerador “estágio
curricular” e elencou- se algumas sub-temáticas, a serem trabalhadas nas
oficinas técnico-científicas. As oficinas já estão sendo ofertadas nas
terças-feiras das 13:15 as 14:55, conforme as temáticas definidas,  de
forma coletiva, junto aos estudantes do 3º ano do Curso Técnico de
Agropecuária (alvo deste projeto) com o objetivo de auxilia-los na escrita
de seu relatório de estágio bem como na sua preparação para a defesa,
momento de extrema relevância em sua trajetória acadêmica.
Até o momento, foram realizadas as seguintes ações: uma roda de conversa
sobre o planejamento das atividades a serem desenvolvidas no âmbito do
projeto, auxílio aos estudantes sobre formatação básica de texto, uso de
uma linguagem mais acadêmica e elaboração de referências
bibliográficas.
Aos bolsistas, atuantes no projeto, além de vivenciar experiências com o
desenvolvimento da monitoria, também se almeja proporcionar momentos de
reflexão sobre a importância de todas as áreas de conhecimento e,
sobretudo, a importância da integração entre elas para construção de
uma aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Estagio, relátorio, academica

Texto completo: PDF