Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Estágio: momentos de integrar conhecimentos
Luiz Manoel Scartezini, Paula Gaida Winch

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Este trabalho faz parte do projeto de ensino “O estágio curricular obrigatório integrando conhecimentos na formação dos estudantes”, o qual visa promover a formação integral dos estudantes da turma do terceiro ano (301) do Curso Técnico em Agropecuária do IFRS – Campus Ibirubá, contemplando uma formação humana e integral bem como sua qualificação profissional, auxiliando os estudantes na escrita de seu relatório de estágio e preparação para as respectivas defesas. Neste, em específico, serão abordadas as oficinas realizadas durante o projeto integrador da turma 301, com o objetivo de promover a troca de experiências entre os alunos, a partir da relação entre os conhecimentos técnico-científicos adquiridos durante sua trajetória acadêmica e relatos sobre o estágio realizado ou em andamento, o que lhes promove sanar dúvidas e desenvolver o pensamento crítico sobre suas atividades. Dentre as oficinas propostas estão acompanhamentos de defesas de estágio e momentos para escrita do relatório, oficinas voltadas à identificação de culturas, plantas daninhas e tratos culturais, manejo de solos, crédito rural, mecanização agrícola, nutrição animal e defensivos agrícolas. Até o momento foram realizadas consultas com os alunos da turma 301 para elencar os temas a serem debatidos nas oficinas técnico-científicas e planejar seu cronograma de atividades. As oficinas realizadas até então, em horário disposto ao projeto integrador, das 13:15 às 14:55 das terças feiras, referem-se aos tópicos de adubação e calagem, herbicidas, crédito rural, prática sobre o manejo de plantas daninhas, pós colheita da soja e momento para auxiliar a escrita dos relatórios dos alunos. A partir do relato informal dos colegas, observou-se um melhor desenvolvimento dos relatórios até então não finalizados através do acompanhamento dos bolsistas envolvidos e da professora orientadora.



Palavras-chave


Relatório; Estágio; Oficinas técnico-científicas

Texto completo: PDF