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História e Literatura: Entrelaçando saberes no Ensino Médio
Natália Müller Abich, Daniela de Campos, Elis Menta de Col

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O presente projeto tem por premissa estudar a relação entre a História e a Literatura, analisando as possibilidades de utilização de obras literárias em sala de aula, especialmente romances, que têm como tema ou pano de fundo a História. Com isso pretende-se fomentar a melhor compreensão dos processos históricos e também incrementar o hábito de leitura dos alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Farroupilha. Além disso, como objetivos do projeto há a revisão e aperfeiçoamento do guia crítico de obras que contemplem contextos históricos específicos e que são possíveis de serem trabalhadas na disciplina de História em diferentes contextos escolares, construído desde 2020, e divulgar ações do projeto e obras estudadas em mídia social, abrangendo um público maior. O projeto é resultado de reflexões e experiências anteriores desenvolvidas com alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Como metodologia, são feitas revisões e aperfeiçoamento de conteúdos, leitura de artigos e  resenhas sobre as obras literárias e a realização de análises sobre as obras selecionadas. Como o projeto ainda está em andamento, não é possível indicar resultados finais, contudo, já foram realizadas as leituras e análises das obras “Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salém”, escrita por Maryse Condé, e “Americanah”, da autora Chimamanda Ngozi Adichie. Ademais, foram feitas postagens na mídia social Instagram a respeito de autores, obras literárias, sugestões de adaptações audiovisuais e até realizamos uma entrevista com uma especialista sobre a participação das mulheres na ditadura com o intuito de enriquecer o nosso conteúdo, juntamente com a divulgação das ações do projeto e das obras estudadas. Por fim, cabe ressaltar a importância da intersecção da história e literatura e como ela pode ser uma ação eficiente para o aprimoramento do ensino e incentivo para leituras, principalmente no ensino público, concedendo aos alunos um repertório literário mais abrangente. Além disso, o Instagram desempenhou um papel importante na divulgação de conteúdos produzidos pelo projeto e vem atingindo e recebendo engajamento de um público cada vez maior, como docentes e discentes de outros campi do IFRS.



Palavras-chave


Literatura, História, Ensino Médio

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