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Elaboração de recursos didáticos digitais com enfoque no ensino de biologia vegetal no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - Campus Sertão
Júlia Presotto Pedron, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros, Letícia de Lima Sommer, Henrique Cordeiro de Carvalho, Jeonice Werle Techio

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O ensino de biologia vegetal pode se beneficiar muito da utilização de métodos inovadores para melhorar a aprendizagem das suas subáreas, como histologia, morfologia e sistemática. Em momento de pandemia causado pelo vírus SARS-CoV-2, a elaboração e o uso de recursos didáticos digitais tornaram-se cada vez mais presentes no cotidiano dos professores e estudantes, evidenciando as suas potencialidades na abordagem de conteúdos considerados abstratos ou de difícil compreensão, comumente associados ao estudo das plantas, tanto no ensino remoto quanto no ensino presencial. Nesse contexto, visando auxiliar os docentes e facilitar o andamento das aulas de botânica e suas subáreas, ofertadas em diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS – Campus Sertão, este estudo tem por objetivo produzir recursos didáticos digitais de apoio a atividades práticas em campo e laboratório. Para tanto, inicialmente, de forma a atender demanda relacionada às aulas práticas em laboratório da disciplina Histologia Vegetal, foram fotografadas as lâminas histológicas disponíveis no Laboratório de Ciências Naturais do Campus Sertão e em laminário físico pessoal da docente orientadora deste estudo. Adicionalmente, visando fornecer material de suporte a saídas de campo, em aulas práticas da disciplina Botânica 1: Criptógamas e Gimnospermas, foram localizadas e fotografadas espécies de samambaias e gimnospermas em determinadas áreas internas e proximidades do Campus Sertão. Todas as fotografias obtidas foram analisadas e organizadas em arquivos de apresentações elaboradas com auxílio da plataforma online Canva. No total, para a confecção do laminário virtual de Histologia Vegetal, foram obtidas aproximadamente 150 fotografias, em diversos aumentos, de 53 lâminas histológicas, abrangendo todos os sistemas de tecidos e os órgãos vegetativos e reprodutivos das plantas como um todo. As imagens foram ordenadas e legendadas conforme os roteiros de atividades práticas já utilizados ao longo da disciplina, para facilitar sua aplicação durante o semestre letivo. Para o guia de campo digital de Botânica 1: Criptógamas e Gimnospermas, por sua vez, foram realizadas cerca de vinte fotografias de seis espécies vegetais, sendo duas samambaias e quatro gimnospermas, incluindo visão geral dos indivíduos e detalhes morfológicos específicos. O nome científico e a localização das plantas no Campus também foram indicados. Os recursos didáticos elaborados neste trabalho serão de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos das disciplinas envolvidas em turmas futuras, podendo servir como material de apoio em sala de aula e como material de estudos para os alunos. Além disso, para os estudantes monitores autores dos arquivos produzidos, a elaboração do laminário virtual e do guia de campo digital já representou uma oportunidade de revisão e aprofundamento de conhecimentos, a ser ampliada nas próximas etapas do desenvolvimento deste trabalho, com a inclusão de outras atividades relacionadas às demais disciplinas abrangidas.


Palavras-chave


Ensino de botânica; Guia de campo digital; Laminário virtual

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