Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Abandono, reprovação e distorção idade-série em escolas públicas de ensino médio de Ibirubá-RS em 2020 e 2021
Raissa Prediger Martins, Vanessa Bugs Gonçalves

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


Se o Brasil já era um país em que as desigualdades educacionais eram evidentes, na pandemia de COVID-19 essas desigualdades se acentuaram ainda mais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as taxas de abandono, reprovação e distorção idade-série em três escolas públicas de ensino médio de Ibirubá-RS nos anos de 2020 e 2021, período em que vivenciamos os desafios da pandemia de COVID-2019 na operacionalização das escolas na oferta e na garantia de educação para todos. Para obtenção dos dados, utilizou-se os resultados do Censo Escolar dos anos de 2020 e 2021 relativos ao abandono, reprovação e distorção idade-série. Os dados indicam que das três escolas públicas de Ibirubá, duas apresentam índices superiores à média nacional (25,3%) no que se refere às taxas de distorção idade-série no ano de 2021, sendo 73,1% em uma escola e 33,3% na outra escola. A outra escola apresentou índice de 12%. Já no ano de 2020, verificou-se que uma escola apresentou 53,4% de distorção idade-série, mais que o dobro da média nacional, que foi 26,2%. As outras duas escolas apresentaram taxas de 20% e 9,2%. Com relação às taxas de reprovação, os dados apontam que das três escolas investigadas, em uma delas não ocorreram reprovações no ano de 2020 e 2021, enquanto outra escola teve 0,8% de reprovação em 2020 e 0% em 2021 e a terceira escola 1,9% de reprovação em 2021 e o calendário suspenso em 2020, o que impediu de apresentar taxas naquele ano. Com relação ao abandono escolar, duas escolas apresentaram taxas acima da média nacional para o ano de 2020, sendo que uma delas teve uma taxa de 11,9% e a outra 14,2%, bem acima da média nacional que é de 2,3%. Em 2021 a média nacional de abandono do ensino médio foi de 5% e das três escolas investigadas, apenas uma apresentou índice superior à média, isto é, 16,4% de abandono escolar. Conclui-se, portanto, que as taxas evidenciam que a pandemia aumentou ainda mais a desigualdade educacional, sobretudo no município de Ibirubá-RS, haja vista os índices serem superiores à média nacional para distorção idade-série e abandono escolar na maior parte das escolas deste estudo. Com relação a reprovação, deduz-se que as taxas baixas dos anos de 2020 e 2021 são oriundas das medidas sugeridas pelo Conselho Nacional de Educação e adotadas pelas escolas com vistas a evitar a retenção e o abandono escolar na rede pública. Conclui-se, portanto, que este período pandêmico interferiu de forma significativa na permanência e êxito dos estudantes na rede pública, o que implica na busca de medidas efetivas para buscar diminuir os efeitos causados.

Palavras-chave


Abandono; Reprovação; Distorção idade-série.

Texto completo: PDF