Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Inclusão de atividades práticas individualizadas na recuperação paralela das avaliações teóricas realizadas na componente curricular Infraestrutura I
Eduarda Kassner Brodbeck, Fernando Luis Hillebrand, Amanda Mariana Stein, Eduardo Munari Patricio, Kai Barbosa Piltz

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Na componente curricular Infraestrutura I do curso Técnico em Agropecuária integrado com o Ensino Médio do Campus Rolante, os estudantes aprendem técnicas para a operação, regulagem e manutenção de máquinas e implementos agrícolas. Grande parte dos discentes não possuem contato direto com o meio rural, apresentando consequentemente dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo teórico-prático abordado e discutido em sala de aula. Para que o estudante possa relacionar o conteúdo teórico com a prática é muito importante o contato direto com o objeto estudado por meio de atividades e tarefas supervisionadas. Assim, o objetivo deste projeto consistiu em auxiliar o aluno, por meio da monitoria individualizada, uma melhor compreensão da componente curricular através de atividades práticas, criando assim um ambiente com uma comunicação mais informal. Nas avaliações teórico-práticos, quando um aluno não obtém a nota mínima (7,00), é oportunizado uma atividade de recuperação paralela para poder elevar a sua nota e, também, por meio de uma nova abordagem metodológica, melhorar a compreensão do conteúdo aprendido pelo aluno. Na recuperação paralela referente a avaliação teórica sobre os sistemas (arrefecimento, lubrificação, alimentação, elétrico, transmissão e hidráulico) que compõem um trator agrícola, foi proposto que cada discente, individualmente, realizasse uma análise sobre a localização das peças que compõem estes sistemas nos tratores agrícolas do Campus, e uma discussão sobre a manutenção preventiva e diária. Referente aos 50% dos discentes que encontravam em situação de recuperação paralela, 40% destes alunos que realizaram a recuperação paralela proposta conseguiram elevar as suas notas e, consequentemente, a compreensão sobre os conteúdos abordados. Como este atendimento individualizado realizado pela monitoria é no turno inverso as aulas, vários alunos não puderam realizar esta atividade proposta pois estão trabalhando para auxiliar financeiramente suas famílias.



Palavras-chave


Máquinas e implementos agrícolas; Ensino-aprendizagem; Monitoria

Texto completo: PDF