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Auxílio e acompanhamento no processo de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados às disciplinas de cálculo
Amanda Tirloni Dellay, Ângela Teresinha Woschinski De Mamann, Angéli Cervi Gabbi, Mônica Giacomini

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto de ensino “Auxílio e acompanhamento no processo de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados às disciplinas de cálculo” surgiu a partir da vivência das docentes do Curso de Matemática - Licenciatura, no qual identifica-se cada vez mais as dificuldades e fragilidades em termos conceituais dos estudantes quando trabalha-se conteúdos que envolvem operações básicas e fundamentais para o entendimento de conceitos mais complexos. Para muitos estudantes da graduação, os conteúdos de Limite, Continuidade, Derivada e Integral, abordados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Cálculo Numérico são uma das maiores dificuldades em permanecer e/ou concluir o curso, pois além de compreender conceitos e definições novas, é necessário o conhecimento de operações básicas da Matemática. O projeto tem o objetivo de auxiliar na compreensão e entendimento dos conceitos e definições trabalhados no ensino de Cálculo Diferencial e Integral e Cálculo Numérico, bem como, na resolução de exercícios propostos em sala de aula nos cursos de Matemática - Licenciatura, Ciência da Computação e Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Ibirubá. O projeto está sendo realizado desde junho e se estenderá até dezembro de 2022, com monitorias de uma bolsista, estudante do 7º semestre do Curso de Matemática, e auxílio das professoras. Essas monitorias acontecem no turno vespertino, de segunda à sexta-feira. Pensou-se nesse horário, em função da maioria dos estudantes trabalharem durante o dia, e na possibilidade de estarem presente no Campus um pouco antes de suas respectivas aulas e, assim, obter o atendimento com a bolsista que pode ser presencial no Laboratório de Matemática ou online (Google Meet, RNP ou Whatsapp). Como resultados parciais, observa-se que os estudantes, atendidos pelo projeto, já estão inseridos no mercado de trabalho, dificultando os estudos extra classe oferecidos. Os estudantes que apresentam dificuldades de compreensão nos conteúdos matemáticos, geralmente procuram as monitorias nas vésperas de avaliações. Percebe-se também que os estudantes só conseguem desenvolver os cálculos sanando primeiramente dúvidas em conceitos básicos e elementares de Matemática, como sinais, expressões algébricas, potenciação, análise de funções, entre outros.

Palavras-chave


Matemática; Derivada; Integral.

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