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História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI): a cidade de Capão da Canoa
Bruna Luiz dos Santos, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


Este trabalho refere-se ao projeto de pesquisa intitulado “História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI)”. Essa pesquisa surgiu a partir da necessidade de acesso a acervos digitais, decorrente das dificuldades de acesso a acervos físicos frente a pandemia da Covid-19. Assim, o projeto tem por objetivo a localização, identificação e sistematização de possíveis fontes acerca dos temas abrangidos pela pesquisa. Dessa forma, esse trabalho visa apresentar os resultados obtidos na investigação referente à cidade de Capão da Canoa/RS, a primeira cidade pesquisada. Destaca-se como justificativa a dificuldade quanto à localização e acesso a diferentes fontes de investigação no Litoral Norte gaúcho. Ainda, há uma enorme relevância social, pois considera-se fundamental o desenvolvimento da pesquisa sobre essa localidade. Ademais, todo o conhecimento gerado pela pesquisa é de extrema valia para os estudantes dos cursos de licenciatura, de Pós-Graduação e Mestrado focados na Educação Profissional, oferecidos pelo IFRS. Para além disso, o IFRS possui uma educação profissional e o estudo das categorias abrangidas são fundamentais para refletir sobre a própria atuação da instituição. Ressalta-se também que o estudo da região faz parte do compromisso social do IF. Quanto à metodologia da investigação, essa é realizada nos espaços digitais: sites, redes sociais e blogs. Assim, em início, foi realizado um apanhado geral por fontes acerca de Capão da Canoa/RS. Posteriormente, todos os documentos encontrados foram divididos e subdivididos em categorias organizadas em uma planilha criada com a utilização da ferramenta Planilhas Google: fontes de prédios escolares (educação básica / educação profissional / educação superior), fontes de práticas escolares (educação básica / educação profissional / educação superior), fontes de trabalho/atividades profissionais (serviços ligados ao turismo / gerais), e fontes gerais. No que diz respeito aos resultados, foram identificadas mais de quatrocentas fontes no total, sendo que a maioria se trata de fotografias, encontradas primordialmente através do Instagram. Além disso, as divisões com maior número de fontes são as relacionadas ao trabalho/atividades profissionais e fontes gerais. Por fim, o projeto em questão pretende continuar desenvolvendo a pesquisa acerca de outras cidades do Litoral Norte gaúcho. A próxima cidade já começou a ser pesquisada: Osório. Em suma, tendo em vista o esforço de localização e identificação das fontes encontradas, concebe-se que isso não deve beneficiar somente os participantes dessa investigação. Ainda, compreende-se que a pesquisa em espaços digitais contribui na democratização do acesso às fontes antes dispersas, e, por isso, é um método possível no desbravamento da pesquisa histórica. Por isso, a partir da sistematização das fontes encontradas, pretende-se publicar esse material em formato de e-book, com diferentes volumes, os quais serão disponibilizados gratuitamente para pesquisadores das áreas e para a comunidade em geral.

Palavras-chave


Litoral Norte gaúcho; Localização de fontes; Acervos digitais.

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