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Cidades Educadoras para promoção da integração curricular no curso Técnico Integrado em Informática
Amanda Everling Viégas, Tiago Rios da Rocha

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto integrador  é uma atividade interdisciplinar proposta aos alunos de todas as séries do curso técnico integrado em informática, em que estes são divididos em grupos compostos por alunos mesclados das três séries, e ao longo do ano letivo, desenvolvem um projeto interdisciplinar sob a temática “Cidade Educadora”. A  expressão Cidade Educadora passou a ser usada em 1990 em Barcelona, neste evento foi publicada uma carta que posteriormente foi ratificada em eventos subsequentes. Entre os princípios da carta, está o de que todos os habitantes poderão usufruir das oportunidades de ensino aprendizagem, desenvolvimento e entretenimento que serão ofertadas, com igualdade e liberdade. O projeto é dividido em três etapas, sendo a primeira de problematização, a segunda de desenvolvimento e a terceira de aplicação e apresentação, cada etapa metodológica dividida em um trimestre letivo, de acordo com o calendário acadêmico. Até o presente momento, foi concluída a etapa de problematização e está sendo trabalhada a segunda etapa de desenvolvimento. Na primeira parte do projeto, de problematização, foram realizadas palestras, conversas e atividades interativas com os alunos, em que estes precisavam realizar pesquisas e discussões em torno do tema. Cabe citar uma atividade que foi a criação de vídeos curtos, no formato do aplicativo de rede social TIK-TOK com o tema de cidadania. Também foram realizadas apresentações de banners a partir de pontos específicos da temática cidade educadora. Na segunda etapa do projeto, etapa atual, os grupos foram formados e as ideias e conceitos de seus projetos foram apresentados. Ainda nesta fase, os projetos foram expostos à comunidade externa através do evento “#VemProIF” (em que estudantes de diversas escolas visitam a instituição e conhecem os cursos ofertados). Neste evento, os grupos apresentaram suas propostas com o uso de cartazes, banners, sites ou até mesmo protótipos físicos, foi um momento em que os projetos receberam feedback da comunidade interna e externa. Ao final desta etapa, o projeto prevê que todos os trabalhos tenham seus desenvolvimentos concluídos e que sejam apresentados ou aplicados na comunidade/cidade, que é a terceira fase metodológica. Esse projeto irá possibilitar que os alunos compreendam a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento, promovam a integração entre a temática com as disciplinas curriculares do seu curso, propiciando-os a compreensão da realidade social e problemas relacionados ao contexto das cidades, além de estimular a proposição e desenvolvimento de soluções para problemas identificados, através do uso de premissas científicas, voltadas à promoção do ensino, pesquisa e extensão.


 




Palavras-chave


Cidades educadoras, projeto integrador

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