Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Jardim dos saberes: um olhar sobre os sentidos do aprender
Thaís Camila Griebler, Adriana Riguer Della Méa

Última alteração: 22-11-2022

Resumo


Este resumo apresenta o projeto de ensino Jardim dos Saberes, que está sendo desenvolvido no IFRS - Campus Ibirubá, com o intuito de compartilhar as ações que estão sendo realizadas e que complementam o currículo básico de três estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). No sentido de consolidar ações referentes ao processo de formação humana integral dos estudantes, este projeto, proposto pelo NAPNE, busca aprofundar o relacionamento pessoal e de comunicação com a comunidade escolar, tendo como premissa que a escola é o lugar responsável por organizar e oferecer espaços para elaborar conhecimentos e adquirir saberes. A aprendizagem dos estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio que apresentam NEE, e que possuem adequação curricular, se dá por meio da valorização de suas potencialidades, relações interpessoais, trabalho em equipe, cooperação e proatividade diante das situações impostas pelos espaços sociais. A metodologia utilizada neste projeto procura conhecer o universo cognitivo e cultural dos envolvidos, com base nisso, visa estimular o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, envolvendo momentos de estudo e pesquisa. As atividades desenvolvidas contemplam registros de imagens, vídeos e relatos, apoio na produção de material de suporte ao jardim, confecção de herbário com identificação das plantas utilizadas, produção de material informativo com tradução para Libras. O projeto conta com dois bolsistas, os quais denominamos de estudantes-monitores em virtude do papel de orientação que desenvolvem. A ação conta também com a participação voluntária de servidores (docentes e técnicos), bem como das funcionárias terceirizadas (Psicopedagogas, Tradutoras Intérpretes de Libras e Monitora). A intervenção do estudante-monitor é definida a partir da perspectiva interdisciplinar, relacionando experiências de aprender com as questões do cotidiano, possibilitando-lhes uma compreensão globalizadora da realidade. Com isso, busca-se dar suporte aos estudantes em adequação curricular, ofertando monitoria para o desenvolvimento de atividades práticas, além de possibilitar aos estudantes-monitores o aprofundamento de conhecimentos, a integração e de repensar seu próprio caminho de ensino e aprendizagem. É fundamental considerar que o estudante-monitor tem a possibilidade de ampliar sua formação educacional e, por estarem na mesma posição de estudantes, apenas em situações educacionais diferentes, podem mediar o aprendizado, apresentando intervenções mais efetivas às necessidades dos estudantes em adequação curricular, acompanhando mais de perto o processo de reflexão e realização das atividades propostas.

Palavras-chave


Ensino Médio Integrado; Adequação curricular; Necessidades Educacionais Específicas.

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