Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Programa de iniciação científica da OBMEP.
Laís Silva Torres, Ruana Maíra Schneider, Érika Maria Cardoso Isoppo

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O Programa de Iniciação Científica da OBMEP é voltado para o estudo de tópicos de Matemática e a preparação para as Olimpíadas de Matemática, no qual são diversos assuntos relacionados à matemática, e a realização de tarefas. Entre seus objetivos estão: aprofundar o conhecimento matemático por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático, revelar e despertar o gosto pela matemática e pela ciência em geral, motivar os estudantes na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas, desenvolver habilidades como, sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas, incentivar o aprimoramento matemático dos professores e estimular uma articulação entre os alunos das escolas da rede pública e o Instituto Federal. A proposta é composta de encontros quinzenais para cerca de 60 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Farroupilha, nesses encontros a turma é dividida em grupos, para que eles em conjunto consigam resolver os exercícios e trocar experiências. Desde o ano de 2019, o programa é ofertado no campus farroupilha para alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública da região. Esse programa é destinado principalmente à premiados na OBMEP do ano anterior entre medalhas e menções honrosas e para voluntários do IFRS interessados em participar. O projeto cumpre com seu objetivo de promover a troca de experiências acadêmicas entre os alunos participantes de Farroupilha e alunos e professores oriundos de outras cidades, além da aproximação destes estudantes com o IFRS e aproximação dos participantes com um mesmo objetivo de conhecimento. É notável que a participação dos alunos nos encontros lhes oferece maturidade acadêmica bem como desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos matemáticos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos, além do estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor, interesse e incentivo com relação à área matemática. Apesar de ainda estar em andamento, com o aumento do público e permanência dos estudantes ao longo dos anos de oferta, podemos concluir que os objetivos estão sendo atingidos.



Palavras-chave


Iniciação científica; Olimpíada de matemática; OBMEP.

Texto completo: PDF