Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A arte e a educação estética para a convivência intercultural.
Mirela Tainá Reichert, Viviane Diehl

Última alteração: 17-11-2022

Resumo


O projeto “Artistando, Ceramicando e muito mais...” alia arte e atenção estética, criativa e produtiva, de modo a contemplar a integração com os arranjos produtivos locais, sociais e culturais. A abordagem no contexto das artes se propõe a abandonar as obviedades na produção do conhecimento, para movimentar a investigação, a criação e a educação estética a partir das demandas recebidas. Sendo assim, o objetivo do projeto é problematizar o campo da arte, por meio de ações para instigar o processo de criação inventiva, oportunizar vivências teóricas e práticas, técnicas e artísticas, cujas experiências construídas e compartilhadas significativamente, educam para a convivência intercultural. Oficinas, exposições, encontros, cursos, material pedagógico integram o contexto metodológico. O projeto está em andamento e temos como resultado a oferta de oficinas para crianças e jovens da educação básica, bem como grupos de idosos do CRAS, da cidade de Feliz/RS, que participaram das ações com experimentações artísticas em estamparia têxtil, educação dos sentidos, encontros com a música e com os processos cerâmicos de esmaltação e queima. Também foi firmada a parceria para a realização de estágio não-formal da Licenciatura em Química, que abordou a cerâmica guarani e os processos técnicos de produção. Os resultados parciais apontam que as experiências vivenciadas nos campos da arte, ampliam o saber fazer contextualizado e estabelecem relações e significações para além do que é vivido cotidianamente. As proposições e a participação da comunidade nas ações desenvolvidas que movimentam as experimentações, nas proposições estético-pedagógicas, promovem a interação compartilhada que pode qualificar a geração de trabalho e renda.



Palavras-chave


Artes; Educação intercultural; Proposição estético-pedagógica.

Texto completo: PDF