Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O conhecimento de direitos na formação integral do estudante: uma ferramenta para o aprimoramento de autonomia cidadã e de retenção à evasão escolar
Giovanna Chiara Oliveira de Oliveira de Valteone, Gabriella Fraga da Ré

Última alteração: 22-11-2022

Resumo


De acordo com a Constituição Federal do Brasil todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da mesma. É a partir dessa premissa que surge o projeto: “O conhecimento de direitos na formação integral do estudante: uma ferramenta para o aprimoramento de autonomia cidadã e de retenção à evasão escolar”. Trata-se de um projeto com foco em criar uma conexão entre os alunos e seus direitos, através do estudo das legislações a favor dos mesmos, transcrevendo palavras difíceis em textos compreensíveis a todos. Nosso principal objetivo é dar aos alunos o conhecimento e desenvolvimento para terem seus direitos atendidos e vozes escutadas. Durante a carreira estudantil do aluno, não lhe é ensinado nem o básico da legislação brasileira, quem dirá seus direitos e deveres de estudante. Principalmente para nós, de uma instituição federal, é importante compreender nossa formação básica, para não somente receber as vantagens, mas para ser capaz de opinar nas desvantagens. Além disso, gostariamos que os alunos tivessem acesso a constituição do seu curso e um contato direto com as leis de seus campus. Queremos trazer questionamentos como o papel do aluno na instituição e como ele pode ser ativo nos conselhos de organização e legisação dos institutos federais. Através do estudo da formação dos cursos, regras e normativas, pretende-se criar uma nova tradução da constituição do campus: uma que os alunos, de todas as idades, possam compreender com facilidade. E não somente os alunos, todos os servidores e pessoas interessadas também. Afinal, o estudo é uma porta de entrada ao conhecimento para todos. A inclusão de todos, para que leis deixem de ser apenas de um grupo específico de pessoas. O projeto foi iniciado em agosto de 2022, o que nos dá pouco tempo para uma grande execução. Porém, gostariamos de juntos criar um espaço onde possam ocorrer debates, oficinas e discussões sobre as demandas estudantis e legislações. Futuramente gostariamos de criar também redes sociais para o projeto, aproximando nosso público alvo, os jovens, do nosso conteúdo base. Queremos transformar o extenso em algo divertido e interessante de ler, para que os alunos tenham conhecimento de suas oportunidades e demandas. É de suma importância inserir os alunos neste meio jurídico, afinal muitas vezes sofre-se de desvantagens e problemas justamente por não haver esse contato com a lei. Não nos é ensinado durante a infância, quem dirá quando somos adultos. Por isso, é essencial a inserção do jovem nas discussões políticas, principalmente as que ele é envolvido, como é o caso da jurisdição e organização legislativa de seus respectivos campus de estudo.


Palavras-chave


Direitos; Estudante; Conhecimento; Formação; Autonomia;

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