Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Grupo focal: uma alternativa de estudo e combate a fake news na educação
Volmir Boeira TESSARO, Adair Adams

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


Enfrentamos um momento atípico, com muitos problemas que se agravaram por causa dessa fase turbulenta que estamos passando, da pandemia de Covid-19. Momento em que a educação passa a imergir na busca por métodos e ferramentas digitais que proporcionem resultados esperados no processo de ensino/aprendizagem. O projeto de extensão Compartilhando Saberes e Experiências Docentes, do IFRS – Campus Vacaria, que objetiva compartilhar diálogos e ações entre docentes da região dos Campos de Cima da Serra, iniciou suas atividades do ano de 2021 com o convite para participar de momentos de estudos e de elaborações das práticas pedagógicas, que serão publicadas em livro. Com esse movimento introdutório as atividades do projeto, seus integrantes, bolsistas e coordenador, ao refletirem sobre as adversidades como fake news e conhecimentos superficiais em relação à educação, construíram um grupo focal como método de estudo aprofundado, iniciativa de combate às informações falsas na educação e compartilhamento de saberes de forma simultânea ao aperfeiçoamento dos conhecimentos em debate dentro do grupo. Sua formação deu-se pela seleção das pessoas que compõem o grupo, qual apresenta uma heterogeneidade, faixas etárias e campos de atuação na educação diferentes. Foi desenvolvido mediante encontros síncronos quinzenais pela plataforma digital Google Meet, contando com a presença de 6 a 12 pessoas por encontro. Escolhemos essa metodologia de grupo focal com abordagem qualitativa por demonstrar potencial em corresponder às especificidades procuradas, além de proporcionar possibilidades de trabalhos focados nos temas debatidos, e vindo a serem submetidos para publicação, no formato de capítulo, nas próximas edições do livro “Compartilhando Saberes e Experiências Docentes”. Nossos primeiros encontros focaram-se na construção de escrita acadêmica e metodologias de pesquisa científica, assim auxiliando os integrantes do grupo a elaborarem e/ou concluírem seus trabalhos para a submissão ao livro e incentivando-os à pesquisa científica. A partir do terceiro encontro iniciamos o estudo da obra de Jan Masschelein e Maarten Simons intitulada “Em defesa da escola: uma questão pública”, a qual está em andamento. Além desses resultados, acrescentamos a construção de conhecimentos otimizados aos resultados parciais deste projeto. Considerando os obstáculos que a educação enfrenta com a propagação de fake news e excesso de trabalhos, muitas vezes superficiais ou sem fontes seguras, identifica-se a importância deste grupo focal, de modo que destinamos continuar como ferramenta para um estudo eficiente, contribuindo significativamente com a educação.

Palavras-chave


Método dialógico. Projeto. Grupo focal.

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