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A indissociabilidade em um projeto de formação de professores de língua inglesa na região Norte do Rio Grande do Sul
DANIELE RIBEIRO BOLSONELLO MARCIÓ, Maisa Helena Brum

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar como a indissociabilidade está presente em um projeto de formação continuada para docentes de língua inglesa atuantes em escola públicas do norte do Rio Grande do Sul. O projeto, aprovado no Edital IFRS N° 29/2021 Apoio a Projetos Indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão nos Campi do IFRS, é desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. Com o intuito de corroborar com a indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa- e extensão, o projeto, intitulado English ConnecTeachers, visa oferecer um espaço para a prática da competência linguística dos docentes, a análise, interpretação e ressignificação de suas representações sobre a língua inglesa através da pesquisa e do ensino integrados nas atividades formativas destes; além de construir, de forma colaborativa, práticas e atividades pedagógicas para o ensino de língua inglesa na escola pública. O projeto justifica-se pelo fato de que, na área de língua inglesa, há poucas formações pedagógicas específicas na área de atuação desses docentes e, portanto, são escassos os espaços formativos para que esses profissionais possam explorar, refletir e revisitar conceitos sobre o ensino da língua inglesa, bem como sobre sua própria prática linguística. O projeto adota uma perspectiva qualitativa com intervenção colaborativa. Os dados são gerados por meio de gravações em áudio e vídeo de encontros síncronos on-line e quinzenais; posteriormente, esses dados serão transcritos e analisados. O projeto iniciou-se em julho do presente ano e seguirá até dezembro, portanto, como resultados parciais, aponta-se o desenvolvimento do conhecimento linguístico em língua inglesa e a recapitulação de conceitos teóricos sobre a língua, uma investigação que se baseia no movimento entre a realidade dos docentes no ensino da língua inglesa e a compreensão, a partir das percepções dos mesmos, resultando em uma reconfiguração construída colaborativamente, impactando no formato de propostas pedagógicas para o ensino de linguagem no contexto escolar público. Acredita-se que essa interação dialógica, os debates e as trocas de experiências resultarão em uma concepção ampliada das questões relacionadas à prática pedagógica e a competência linguística da língua inglesa. Ainda, o desenvolvimento do projeto vem para preencher a lacuna de formações continuada de professores de língua inglesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma prática contextualizada e crítica na escola pública.

Palavras-chave: Formação continuada. Escola pública. Língua inglesa.

Link vídeo:https://youtu.be/2q3GLUiZ0ro


Palavras-chave


formação continuada; escola pública; língua inglesa

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