Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Adaptação de materiais didático-pedagógicos para estudantes com dislexia durante a pandemia
Sharlise Benício Rolloff, Miguel da Camino Perez

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Devido à necessidade recente de mudar o ambiente escolar, que antes era presencial, para o sistema de ensino à distância, por conta da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), houve a demanda para a adaptação de materiais digitais a alunos com necessidades educacionais específicas. Nesse contexto, foi renovado o projeto Acessibilidade e Inclusão, criado com o intuito de garantir aos estudantes o acesso inclusivo à educação de qualidade, previsto pela  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), artigo 4. Por conta disso, o programa busca a elaboração de diferentes maneiras de adequar os materiais didático-pedagógicos para os alunos, e, dessa forma, atender as necessidades individuais; além de adaptar as aulas à distância e auxiliar os professores. Foi realizada uma revisão de literatura referente aos métodos de ensino e aprendizagem voltados a pessoas disléxicas, com a finalidade de atender as necessidades de um estudante. A partir disso, iniciou-se o processo de adaptação dos arquivos originais, por meio da alteração de estilo e tamanho de fontes, alinhamento de texto e edição de imagens. Após estas alterações, o material era publicado nas plataformas digitais. O projeto ainda está em andamento, e em sua próxima etapa serão elaboradas pesquisas teóricas sobre a educação inclusiva voltada para pessoas com dislexia. Por agora, temos o retorno positivo por parte da professora do componente curricular de Ciências Naturais, cujos arquivos foram adaptados; e um retorno, também positivo, da estudante que recebeu os materiais. Levando-se em consideração estes aspectos, é possível concluir que o projeto Acessibilidade e Inclusão é de extrema importância para a perpetuação de  um ambiente inclusivo e para a qualificação dos processos de ensino para estudantes que trazem essas demandas para que suas atividades acadêmicas ocorram de forma plena. https://youtu.be/Mpnd45sIDqA


Palavras-chave


Acessibilidade. Inclusão. Educação.

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