Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Práticas de compostagem e separação de resíduos sólidos nas residências dos estudantes do ensino superior nas áreas de ciências agrárias e ciências biológicas
Renata Amaral Menin, Thalita Zimmermann, Lívia Lima

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Com o crescimento populacional e a mudança no estilo de vida das pessoas, houve um aumento na quantidade e diversidade da geração de resíduos sólidos. Através da separação dos resíduos e da compostagem é possível reduzir a quantidade de resíduos gerados, diminuindo a contaminação do solo e da água. Desse modo, o objetivo deste projeto de ensino foi avaliar a conscientização ambiental dos estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Bacharelado em Agronomia do IFRS Campus Vacaria, em relação à separação dos resíduos domésticos e do uso sustentável dos resíduos orgânicos, através da compostagem. Foi elaborado um questionário através do Google Forms, que foi aplicado durante o mês de agosto de 2021 aos estudantes dos primeiros e últimos anos dos cursos. O questionário foi constituído por 13 perguntas, que foram sobre: o tipo de residência dos estudantes, se já haviam estudado sobre compostagem, se realizavam a separação dos resíduos e o destino dos mesmos, se nas suas residências era realizada a compostagem e qual o tipo, o destino dos resíduos secos, se tinham interesse em aprender sobre os métodos de compostagem, e se achavam importante a separação dos resíduos e a compostagem para preservação do meio ambiente. Após análise dos dados, foram gerados gráficos para melhor visualização dos resultados. Responderam o questionário 37 alunos, sendo 8 do primeiro e 11 do último ano do curso de Bacharelado em Agronomia, já entre os estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas, responderam 9 alunos tanto do primeiro como do último ano. Entre os principais resultados do questionário está que nas residências da maioria dos estudantes dos cursos superiores a separação dos resíduos em secos e orgânicos ocorre periodicamente, exceto no primeiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Nas residências em que ocorre a separação, o destino principal dos resíduos orgânicos é a lixeira. A segunda opção é a compostagem, com destaque nas residências dos estudantes do último ano do Bacharelado em Agronomia, em que metade destina os resíduos orgânicos para a compostagem, sendo realizada pelos métodos de enterramento, vermicompostagem e a composteira seca. Já no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a vermicompostagem e a composteira seca são os métodos de compostagem mais utilizados. Grande parte dos alunos acredita que a separação dos resíduos e a compostagem tem impacto positivo na preservação do meio ambiente. Foi possível observar que a maioria dos estudantes possuem consciência da importância da separação dos resíduos e da compostagem, porém, é necessário reforçar os conhecimentos através de materiais didáticos, que tenham metodologias de compostagem adaptadas a região de clima frio, para que os alunos possam aplicá-las em suas residências. Dessa forma, os estudantes poderão exercer seu papel na preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Compostagem; Preservação ambiental; Resíduos sólidos.

Link Youtube: https://youtu.be/0aWHiliL4U0


Palavras-chave


Compostagem; Preservação ambiental; Resíduos sólidos.