Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de materiais didáticos e de monitoria para maximizar a aprendizagem na disciplina de Dimensionamentos I.
Katryne Farias Couto, Gérson Dos Santos Nunes, Rafael Santana Machado

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, existem inúmeros meios de suporte para assessorar os professores a transmitir os conteúdos aos alunos, desde quadros negros, livros, arquivos digitais, e-books, vídeos, atendimentos, apostilas e outros. Todos visando viabilizar uma aprendizagem consistente, auxiliando o aluno no seu processo de aprendizagem. Todas estas metodologias possuem o intuito de viabilizar uma aprendizagem mais consistente, auxiliando o estudante no seu processo de aprendizagem. Esta disciplina possui uma quantidade significativa de alunos no modelo presencial, variando em torno de 40 discentes em média. Onde, os alunos da modalidade subsequente, em sua maioria, trabalham e sustentam a família. Assim, o tempo disponível para o desenvolvimento da disciplina não é o suficiente para aprofundar os seus conhecimentos, havendo assim, uma taxa de reprovação em torno de 39%. No entanto, nos dois ciclos de APNPs e neste primeiro semestre de 2021/01, o número de estudantes matriculados caiu muito, ficando em torno de doze a treze estudantes, havendo cinco aproveitamentos no total das APNPs e mais duas aprovações no primeiro semestre de 2021. Apresentando 18,92% de aprovação. Cabe salientar o alto índice de desistência de aproximadamente 70%, muito devido à falta de estrutura física e mental dos estudantes da modalidade de ensino subsequente ao ensino médio, para o ensino remoto. Visando melhorar estes índices, este projeto visa realizar uma revisão do material didático criado no projeto anterior, de mesmo nome, gerar listas de exercícios, vídeos de resolução de exercícios e implementar uma vez por semana um horário de monitoria, com um bolsista atendendo os alunos, sem contar, com o horário de atendimento disponibilizado pelo professor. O diferencial deste projeto está na participação de um estudante como bolsista, com aquela visão de aluno para aluno, um contato mais suave, que não apresenta a mesma tensão que o aluno pode apresentar se fosse perguntar direto para o professor. Sempre, visando melhorar a aprendizagem e desenvolvimento técnico dos estudantes da disciplina de Dimensionamentos I. Atualmente, o projeto se encontra na fase de formatação da apostila, criação de vídeos com a resolução de exercícios e com a monitoria ocorrendo às quartas feiras e sextas feiras, das 20h às 21:30 min. link do vídeo no YouTube: https://youtu.be/96jfZgRAwV4

Palavras-chave


Dimensionamentos. Apostila. Monitoria. Aprendizagem.

Texto completo: PDF