Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Ações da área de linguagens do projeto monitorias 2021
gabriel farias furlanetto, Flávia Zanatta, Eveline Fisher

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Desde o mês de julho, os alunos matriculados nos mais diversos cursos do IFRS - Campus Vacaria podem contar com o suporte do Projeto Monitorias 2021 para sanar suas dúvidas e dificuldades nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e no uso das ferramentas digitais. Com o objetivo geral de apoiar as ações de ensino que visam à permanência e ao êxito dos estudantes, promovendo a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem dos cursos oferecidos na instituição, o Projeto possui uma dinâmica de atuação que consiste em realizar, de forma não presencial e utilizando aplicativos de comunicação virtual como o Google Meet, monitorias semanais. Além disso, é empregada a plataforma Moodle para a disponibilização de materiais - selecionados ou produzidos pelos monitores - referentes a conteúdos relevantes para a formação dos discentes. Para promover um atendimento direcionado a quem apresenta dificuldades nas áreas de abrangência do projeto, foram realizadas algumas ações, sendo a primeira delas um levantamento, junto aos professores das áreas, das principais dúvidas e dificuldades apresentadas pelos estudantes em cada curso e componente curricular, com vistas à preparação dos monitores aos atendimentos e à produção de materiais a serem disponibilizados via Moodle. Neste trabalho, serão apresentados os resultados do levantamento das demandas da área de Linguagens e as ações desenvolvidas até o momento para atendê-las. Os tópicos sinalizados pelos docentes da área como relevantes de serem contemplados pelo Projeto foram agrupados em quatro eixos: Leitura (estratégias de leitura, compreensão, interpretação e vocabulário); Produção Textual (tipos e gêneros textuais, com ênfase nos gêneros textuais acadêmicos, recursos de coesão, estrutura do parágrafo, paráfrase e discurso citado); Oralidade (apresentação de trabalhos); e Gramática (ortografia, acentuação, pontuação, pronomes relativos, regência, crase e concordância). Quanto às ações desenvolvidas pelo Projeto em atenção a essas demandas, até o momento, foram realizadas monitorias sistemáticas com estudantes do ensino técnico subsequente e do superior para atender às suas necessidades pontuais de aprimorar suas habilidades quanto à produção de textos acadêmicos, sendo explorados, além de aspectos discursivos pertinentes à elaboração dos textos, questões relacionadas à adequação do vocabulário, pontuação, regras gramaticais, grau de formalidade, entre outros próprios da escrita. Também, no decorrer das atividades, foram sendo acrescentados outros tópicos de estudo advindos das lacunas apresentadas pelos estudantes atendidos, tais como leitura e interpretação de textos, uso dos porquês e emprego da paráfrase e do discurso citado. Em função da atenção individualizada requerida pelos participantes do projeto, houve ainda pouca produção de material, tendo sido selecionados apenas um vídeo e um jogo sobre o uso dos porquês. Nesse sentido, almeja-se intensificar essa ação, iniciando pela produção de material sobre a estrutura do parágrafo. Vídeo da apresentação disponível em: https://youtu.be/fw7gY-KD5iQ

Palavras-chave


Linguagens. Monitoria. Suporte Didático-Pedagógico.

Texto completo: PDF