Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Possibilidades integradoras no PIBID IFRS
Rafael Dutra Ferrugem, Mariana Lima Duro, Nathália da Silva Cardoso, Luiza Machado Samurio de Vargas

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel muito importante na formação de futuros professores, proporcionando experiências além daquelas ofertadas em estágios e demais práticas docentes curriculares dos cursos de licenciatura. Só no IFRS, são doze cursos/campi vinculados ao programa, com a participação de mais de 120 licenciandos atuando em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Entretanto, algo deve ser levado em consideração: a experiência que ocorre em determinado curso de um campus não será a mesma vivenciada em outro curso/campi vinculado ao PIBID. Sendo assim, temos um ambiente extremamente rico no que se diz respeito a diversidade de trabalho e possibilidades de articulação entre os diferentes campi e as diferentes áreas de conhecimento. É tendo isso em mente que este projeto de apoio ao Pibid, integrando ensino, pesquisa e extensão, se dispõe a mais do que oferecer auxílio para os pibidianos, a equipe busca transformar o PIBID IFRS cada vez mais em uma unidade, a partir da integração. Para alcançar este objetivo, a equipe propôs atividades integradoras de articulação entre os cursos/campi, isto é, uma forma de estabelecer diálogos entre cada realidade e buscar cada vez mais a integração dos alunos do IFRS, das suas realidades e das áreas de conhecimento. As atividades, que contam com pibidianos das áreas de ciências, ciências biológicas, letras, matemática e pedagogia, visam a produção de uma proposta pedagógica interdisciplinar, a escrita de um relato de experiência a ser publicada em formato de e-book (um livro eletrônico) de forma gratuita, a organização de eventos de socialização de práticas e experiências do PIBID (um deles já realizado) e fomento de material publicado em site e redes sociais para socializar os conhecimentos construídos com as comunidades interna e externa. Ao término do projeto, é esperado possibilitar que a integração de estudantes de lugares e interesses diferentes para que trabalhem em conjunto para realizar as metas traçadas e apresentadas para eles, de modo que seja possível produzir e divulgar conhecimento de forma acessível e com a qualidade já conhecida do programa. Link: https://youtu.be/mL9eXACFAic

Palavras-chave


pibid, articulação de projetos, integração de cursos, proposta interdisciplinar, indissociabilidade

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