Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Desafios da participação na gestão democrática nos Institutos Federais de educação Ciência e Tecnologia
Juliana Gonçalves Viegas Fontoura, Josimar Aparecido Vieira

Última alteração: 19-11-2021

Resumo


A gestão escolar se constitui por diversos fatores e se fortalece no decorrer das relações que são interpeladas pela humanidade. Ampliar seu estudo é um desafio à comunidade escolar, tanto na dimensão de sua compreensão, como no engajamento nesse processo. É considerada notável dimensão do campo educacional, a qual abrange a administração, coordenação, a orientação pedagógica e a educacional da instituição. Desse modo, abarca grandes responsabilidades por parte da equipe gestora. A presente pesquisa amplia o olhar para a gestão escolar dos Institutos Federais (IFs), uma vez que se constitui como elo fundamental para a evolução contínua dessas organizações, as quais se deparam, assim como outras instituições de ensino, dilemas relativos à gestão democrática. Sendo assim, tal projeto de pesquisa busca compreender os princípios da gestão escolar democrática da educação profissional e tecnológica (EPT) e examinar os modos de participação nas instituições de ensino por meio da análise dos desafios enfrentados pela gestão escolar para a implantação de uma gestão democrática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, estão sendo averiguadas as abordagens e concepções de organização e gestão escolar, os princípios da gestão democrática nas instituições da EPT, bem como os desafios confrontados pela gestão escolar para implementação de uma gestão democrática no IFRS. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e está sendo desenvolvida com base na abordagem qualitativa e quantitativa envolvendo dois momentos: pesquisa bibliográfica a partir de material já publicado e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo gestores, professores, estudantes e técnicos administrativos do IFRS – Campus Sertão. A coleta de dados está sendo realizada de modo eletrônico, por meio de um questionário encaminhado a 20% dos potenciais respondentes, que estão sendo convidados a participar da pesquisa. O desenvolvimento da investigação está enfrentando uma certa dificuldade quanto ao acesso aos participantes, visto que em função dos fatos ocorridos pelo COVID-19, os pesquisadores dispõem somente de meios eletrônicos para manter os contatos necessários. Não podendo contar com o contato presencial que torna a participação mais efetiva, outras estratégias estão sendo implementadas para sensibilizar os respondentes e preservar o bom andamento da pesquisa. Os resultados preliminares do levantamento bibliográfico, estão permitindo avaliar as diferentes concepções utilizadas no campo, para implementação da gestão democrática. Espera-se ao final deste estudo contribuir para o planejamento, definição de políticas educacionais voltadas à gestão escolar e democrática, como também, subsidiar propostas que auxiliarão na integração da comunidade escolar e na superação dos desafios enfrentados pela gestão do IFRS, demais IFs e outras instituições de ensino que possuem gestão similar.


Palavras-chave


Organização e gestão escolar. Institutos Federais. Gestão democrática.

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