Última alteração: 22-11-2021
Resumo
Os estudos do letramento têm como objeto de conhecimento os usos sociais da língua escrita e as práticas ou atividades em que ela se situa e às quais dá forma. Se é verdade que essas práticas são tão diversas quanto as atividades em que os seres humanos são capazes de se engajar, é verdade também que os textos literários têm características específicas que só fazem sentido se entendidas dentro do campo artístico, mobilizando saberes e atitudes responsivas mediadas pela forma e pelo conteúdo literários. Paulino e Cosson propuseram, no final da década de 90, o conceito de letramento literário para dar conta dessas práticas em particular; Cosson (2006), dando continuidade a esse estudo, elaborou modelos didáticos voltados para o ensino de literatura, levando em conta a experiência do literário, ou seja, estratégias de mediação de leitura durante a escolarização. Desde então, há um crescente número de produções acadêmicas que visam qualificar a formação do leitor literário na escola, tendo como base os postulados do autor. Desse modo, o objetivo do projeto "Letramento Literário: contribuições para a formação do leitor na escola" é realizar levantamento, mapeamento e análise do que tem sido produzido no campo do ensino de língua e literatura no que tange ao desenvolvimento do letramento literário na escola. Por meio de levantamento bibliográfico dos artigos revisados por pares publicados nos últimos cinco anos e disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, pretendemos estabelecer um estado do conhecimento sobre o tema. Buscamos, portanto, analisar as tendências atuais de pesquisa envolvendo o conceito supracitado e suas contribuições às metodologias e práticas de ensino, construindo uma síntese das produções dos pesquisadores sobre o tema, especificamente na produção que se relaciona à educação básica. Ademais, procuramos compreender as abordagens que têm sido utilizadas por pesquisadores a fim de colaborar com as futuras práticas de letramento nas escolas, registrando os resultados de experiências já realizadas, propostas de possíveis sequências didáticas e algumas sugestões de obras e ferramentas que podem ser trabalhadas em sala de aula. Até o presente momento, encontramos 81 artigos relacionados ao objeto de pesquisa. Para analisar esse corpus, realizamos uma primeira leitura dos textos e estabelecemos categorias a fim de selecionar artigos imbricados com a prática docente no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Encerrada a etapa quantitativa, será realizada a análise qualitativa. Esperamos, ao final do projeto, formular contribuições para o ensino de língua e literatura na escola e para a formação de professores a partir da sistematização desse levantamento e da análise crítica e interpretativa dessa produção acadêmica.