Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
LAD-SEG, a presença online no ensino remoto
Janaína curtinaz de Oliveira, Bianca Smith Pilla

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Janaina Curtinaz de Oliveira, Bianca Smith Pilla (Orientadora)

 

[email protected], [email protected]

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. Porto Alegre, RS

LAD-SEG, a presença online no ensino remoto

 

O Laboratório Didático de Segurança do Trabalho (LAD-SEG) é um ambiente de suporte à aprendizagem dos alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho, monitorado por estudante(s) bolsista(s). Seu objetivo é contribuir para o êxito e a permanência dos alunos de Segurança do Trabalho no curso, proporcionando uma proximidade maior ao campus neste novo formato remoto imposto pela pandemia. Até março de 2020, o LAD-SEG era um laboratório físico, nas dependências do IFRS Campus Porto Alegre, sendo um local para estudos, pesquisas, orientações de estudantes e aulas práticas. Porém, em decorrência da pandemia da Convid-19, foi preciso reinventar-se e migrar o LAD para um formato digital. Este trabalho, portanto, visa apresentar as atividades realizadas pelos bolsistas do LAD-SEG em tempos de pandemia. O projeto utilizou o Moodle institucional, com materiais e orientações aos estudantes de Segurança do Trabalho. Também foram disponibilizados um e-mail do LAD, um link para atendimento síncrono aos estudantes que cursaram componentes curriculares nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e no Ensino Remoto, bem como um tutorial desenvolvido pelos bolsistas sobre o uso da ferramenta Google Meet. Além disto, o LAD promoveu inicialmente dois eventos de extensão com a finalidade de aproximar o curso de Segurança do Trabalho e a comunidade neste momento de pandemia. Em 2021, buscamos consolidar o que foi construído até então e priorizar a familiarização dos novos alunos, com o ambiente virtual. Em relação ao atendimento remoto aos estudantes, os bolsistas perceberam que houve pouca procura por atendimento por parte dos colegas através do link permanente, porém o uso do WhatsApp tornou o contato dos alunos com os bolsistas mais dinâmico e familiarizado. Assim, aqueles estudantes que buscaram auxilio do LAD-SEG receberam o suporte necessário. Este projeto cooperou com a manutenção do vínculo dos estudantes de Segurança do Trabalho com a instituição e o curso, dada a impossibilidade de comparecimento presencial neste momento de pandemia.

 

Link: https://youtu.be/S_Ix4LPcm6Y

Palavras-chave: Laboratório Didático; Segurança do Trabalho; Pandemia.


Palavras-chave


Laboratório Didático; Segurança do Trabalho; Pandemia.

Texto completo: PDF