Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Metalurgia: acolhimento, permanência, êxito e difusão do conhecimento
Thaís Suzin, Fabiana Lopes da Silva, Lucas da Cruz de Aguiar, Jefferson Haag, Cleber Rodrigo de Lima Lessa

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A área da metalurgia do Campus Caxias do Sul do IFRS é responsável pela gestão dos cursos superiores de Tecnologia em Processos Metalúrgicos e de Engenharia Metalúrgica. Embora o Campus esteja localizado em um importante polo metalmecânico, estes cursos ainda são pouco conhecidos na região, havendo potencial para ampliar a relação candidato/vaga em processos seletivos. As empresas também possuem desconhecimento sobre o currículo e as possibilidades de atuação destes profissionais, o que limita as oportunidades de contratação dos(as) estudantes para as áreas específicas da metalurgia. A Covid-19 também prejudicou a relação entre os(as) estudantes e a instituição, tornando-se um agravante para permanência e êxito, uma vez que a maioria dos(as) estudantes da metalurgia já precisam superar o desafio de conciliar trabalho e estudos. Pensando nisso, o projeto propõe divulgar os cursos da área e a metalurgia em si nas redes sociais. Para isso, são produzidos e divulgados conteúdos técnico-científicos e sobre os diferenciais na formação dos(as) profissionais graduados em metalurgia do IFRS. Juntamente com as publicações estão sendo realizadas lives e webinários. Além disso, buscando promover maior acolhimento dos(as) estudantes, são realizados diálogos mensais com a coordenação do curso no formato de webinar. Estes diálogos têm o intuito de sanar dúvidas referentes ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC), aos processos institucionais (rematrícula, trancamento, reingresso…) e tratar assuntos gerais de interesse dos(as) estudantes. Levando em consideração o futuro processo de reconhecimento do curso de Engenharia Metalúrgica, também tornou-se necessário resgatar as orientações em relação aos documentos de relevância institucional. Para auxiliar os(as) discentes e ingressantes está sendo produzido um guia do(a) estudante, que contará com informações essenciais para orientar sobre o acesso aos sistemas utilizados pelo IFRS, sobre os programas e assistências oferecidos pelo mesmo e esclarecer dúvidas frequentes. Para a construção do guia, inicialmente foi realizado um questionário com os(as) estudantes da metalurgia a fim de identificar suas principais dificuldades e, a partir disso, foram priorizados os assuntos que mais geram dúvidas. Com o passar das semanas, notou-se que os perfis utilizados para a divulgação estão com cada vez mais engajamento por parte dos seguidores. As lives e webinários alcançaram de vinte a trinta participantes, sendo considerado um número bom para perfis novos e também, renderam diversos seguidores, conexões e o reconhecimento de outras instituições, demonstrando a efetividade das ações. Os diálogos com a coordenação também estão demonstrando maior adesão por parte dos(as) estudantes, uma vez que eles(elas) próprios(as) incentivam os(as) demais a participar. Os(as) estudantes também relataram que sentiram-se ouvidos(as), e elogiaram a abertura deste espaço para diálogo. https://youtu.be/oBggmJoCeTE

Palavras-chave


metalurgia, acolhimento, divulgação

Texto completo: PDF