Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Comunicação visual no IFRS mais empreendedor
Cindy Santos de Souza, Priscila Silva Esteves, Danilo Mattes Navarro Filho

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


O projeto de extensão Assessoria a Micro, Pequenos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Porto Alegre impactados pela pandemia, em parceria com o programa IF Mais Empreendedor Nacional surgiu com o objetivo de ajudar empreendedores que estivessem passando dificuldades com suas empresas devido ao Covid-19. Para o atendimento, diferentes recursos foram utilizados para ajudar estes empreendedores, inclusive o trabalho com design gráfico, que tinha o objetivo de manter uma comunicação clara entre equipe e empreendedores, e também no próprio atendimento individual com cada uma das empresas. Tivemos dois bolsistas que ficaram responsáveis pela comunicação visual ao decorrer do projeto, logo, os trabalhos e responsabilidades foram divididos. Na assessoria às empresas, tentamos entender as necessidade de cada uma e então elaborar formas de contemplar estas demandas. Ao longo dos meses, diversas  palestras e oficinas foram oferecidas por bolsistas, coordenadores, servidores e outros convidados, direcionadas tanto para a equipe, quanto para os empreendedores. Alguns exemplos são: oficina das plataformas Rocket Chat e Quire, Diagnóstico Empresarial, Mailchimp, entre outras. Para cada um dos eventos, ficamos responsáveis pela elaboração das artes de divulgação das mesmas. Também foram elaborados cards com o andamento das etapas do projeto que são atualizados semanalmente juntamente com newsletters com algumas atualizações e outras informações relevantes para os empreendedores, inclusive o design das newsletters foram idealizados por um dos bolsistas da área de comunicação. Mais voltado para o suporte às empresas, algumas ideias sobre formatos de posts e demais criações de artes voltadas para as redes sociais foram criados para as empresas que precisavam de uma melhora em sua imagem ou que apenas precisavam de auxílio para padronizar e otimizar o tempo dos empreendedores.  Em parceria com o projeto IFRS Contribui, criamos identidades visuais para algumas empresas, como a criação de logotipos, cartões de visita e outros materiais necessários para cada uma delas. No mês de agosto, tivemos diversas palestras e oficinas, por consequência se fez necessário a criação de uma agenda para lembrete e atualização da equipe e dos empreendedores atendidos. Os bolsistas de comunicação também ofereceram uma oficina sobre a plataforma Canva direcionada aos empreendedores e demais participantes da equipe ou comunidade externa que estivessem interessados. Todos estes trabalhos foram fundamentais para a comunicação e organização da equipe, e igualmente necessários no suporte às empresas atendidas, sendo em cada uma individualmente e também como um coletivo.

Palavras-chave


Comunicação. Empreendedorismo. Assessoria.

Texto completo: PDF