Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Criação de materiais didáticos e de monitoria para melhorar a aprendizagem na disciplina de Eletricidade.
Santhiago Pintos Pinheiro, Gerson dos Santos Nunes, José Eli Santos dos Santos

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Em uma instituição de ensino, existem inúmeros meios de suporte para auxiliar os professores a transmitir os conteúdos aos alunos, desde quadros negros, livros, arquivos digitais, e-books, monitorias, vídeos, apostilas e outros. Todas estas metodologias com o intuito de viabilizar uma aprendizagem mais sólida e duradoura, assessorando o estudante no seu processo de aprendizagem. A disciplina de Eletricidade possui um quantitativo significativo de alunos no modelo presencial, variando entre 40 e 50 discentes em média. Um item importante a ser considerado é que os alunos da modalidade subsequente, em sua maioria, trabalham e sustentam a família, desta forma, o tempo disponível para o desenvolvimento da disciplina não é o suficiente para aprofundar os seus conhecimentos, havendo assim, uma taxa de reprovação em torno de 54% em média. É importante destacar que estes dados não estão contando com as atividades pedagógicas não presenciais, pois a disciplina em questão não foi ofertada, devido à alta carga horária semanal e o vasto conteúdo abordado dentro da disciplina, somado as poucas semanas de cada ciclo e o modelo remoto. Desta forma, este projeto tem por objetivo implementar um horário de monitoria semanal, com um bolsista atendendo aos estudantes da disciplina, além do horário de atendimento disponibilizado pelos professores. Cabe salientar a participação do aluno bolsista, ocorrendo um contato de aluno para aluno, uma conversa mais tranquila, sem tanta tensão para o estudante, como ocorre quando o mesmo tenta se dirigir ao professor, mesmo que o professor seja acessível, ainda ocorre este receio. Além disso, será feita um material didático em formato de apostila, com exercícios, figuras, exemplos, e outros artifícios que forem sendo vislumbrados durante o processo de estudo e aplicação do projeto, além da criação de vídeos com a resolução de exercícios. Atualmente, o projeto se encontra na faze de elaboração final da apostila, criação de vídeos com a resolução de exercícios e com a monitoria ocorrendo as terças feiras, das 18h às 20h. A apresentação pode ser visualizada através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Jzx_cyH_2OU


Palavras-chave


Eletricidade. Apostila. Monitoria. Aprendizagem.

Texto completo: PDF