Última alteração: 02-02-2022
Resumo
A primeira turma de um curso representa uma marca histórica para a instituição, bem como seus discentes, além da expectativa sobre o ensino superior, carregam o sonho de trilhar uma nova ou mais qualificada profissão. Nas primeiras aulas de Português Instrumental da primeira turma de pedagogia do IFRS Alvorada, os alunos refletiram sobre como suas trajetórias os levaram até ali. Logo, surgiu a ideia de registrar essas histórias, as quais, ao combinarem vida pessoal e caminho na educação, foram chamadas de narrativas pedagógicas. Esse exercício de contar histórias tornou-se parte da identidade dessa turma, que foi construída ao longo da disciplina e se mostrou um exercício de empoderamento pessoal e ocupação de espaços a partir da autorreflexão e reflexão das trajetórias de colegas. Por conseguinte, o primeiro movimento foi transformar esse processo em um projeto de ensino que pudesse compor uma coletânea dessas narrativas, o qual tem como objetivo alcançar a diversidade e a riqueza das trajetórias pessoais, a produção de conhecimento coletivo e o incentivo ao senso de permanência do grupo, tendo como interlocução final a exposição e a reflexão dessas biografias. Ademais, entre os fitos adjacentes, elenca-se a valorização das experiências pessoais e pedagógicas dos alunos; o incentivo ao gosto pela leitura a partir de leituras dirigidas; o desenvolvimento de suas competências textuais; e a aproximação das famílias e da comunidade dos discentes, estimulando-os à leitura pela exposição da coletânea de narrativas. Para atingir esses escopos, optou-se pela retomada de uma das atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Português Instrumental com os 40 alunos da primeira turma (2019). Foi empregado o método de pesquisa bibliográfica, com revisão de estudos sobre o gênero narrativa pessoal, debate fomentado por leituras teórico-conceituais acerca do tema e leitura de narrativas. Os alunos produziram uma narrativa, que compôs uma avaliação de produção escrita na disciplina, mas poderiam transpô-la para gêneros como vídeo, pintura, poesia, etc. Para a segunda turma (2020) o mesmo método foi empregado e está em curso no semestre 2021/2. Por fim, em paralelo ao início da atividade na segunda turma, encetou-se uma curadoria – com correção textual pelo(a) bolsista e coordenação do projeto – para que os textos sejam organizados e reunidos em uma coletânea. Com isso, a prospecção é que, com as duas turmas, 80 alunos envolvam-se neste projeto, o qual se pretende publicar, até o início do próximo semestre letivo, os resultados alcançados.
PALAVRAS-CHAVE: Narrativas; Histórias de vida; Pedagogia