Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
João Vitor Duarte Gomes, Thalita Gabriella Zimmermann

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as propostas de atividades na educação infantil são organizadas com o objetivo de desenvolver habilidades, competências e proporcionar a construção de aprendizagens significativas das crianças. Com isso, é de grande importância o trabalho com foco investigativo voltado para as atividades de ciências, desenvolvendo desde cedo a curiosidade, o pensamento crítico, facilitando a compreensão dos fatos do cotidiano. Com intuito de trabalhar a conscientização ambiental, aproximar os alunos da natureza e demonstrar o funcionamento de um ecossistema, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do IFRS Campus Vacaria, construíram um e-book com atividades que envolvem a construção e monitoramento de um terrário fechado, com foco para a educação infantil. A proposta de atividade foi confeccionada para uma turma de educação infantil, com alunos de 4 a 5 anos, de uma escola pública. As atividades estão alinhadas à BNCC, podendo ser adaptadas para outras faixas etárias. São propostas três atividades tendo como base a construção e observação dos processos que acontecem dentro do terrário. Na primeira atividade os alunos terão contato com a área externa da escola, para que vejam e sintam o ambiente e, principalmente, observem a presença dos outros seres vivos que vivem nos mesmos espaços que eles. Nesta atividade irá ocorrer o primeiro contato deles com o terrário, onde o professor irá mostrar um terrário pronto e questioná-los se acreditam que as plantas podem ou não sobreviver neste espaço. Na segunda atividade os alunos auxiliarão o(a) professor(a) na construção do terrário. Esse momento servirá para que os estudantes levantem hipóteses a respeito do que irá acontecer dentro do recipiente, sanem as suas dúvidas e também elaborem um registro através de desenhos sobre como ocorreu essa construção. Já na terceira atividade os estudantes explicarão para as outras turmas da escola o que é um terrário, como construí-lo e os processos que ocorrem nesse mini ecossistema. Através do terrário será realizado o cultivo das plantas e poderá ser observado o seu ciclo de vida. Também será possível analisar os ciclos biogeoquímicos, como o ciclo da água, através da condensação da água nas paredes do recipiente, sendo um dos mais interessantes. Com essas atividades, que envolvem a descoberta, construção, monitoramento e divulgação do terrário, além das crianças aprenderem sobre os fatores necessários para a sobrevivência das plantas e o ciclo da água, elas também serão estimuladas a elaborar hipóteses e fazer investigação científica. Isso proporcionará a construção de um pensamento crítico e consciente sobre o mundo em que vivem.

Link do vídeo no youtubue: https://www.youtube.com/watch?v=6uEUH9yMfwQ


Palavras-chave


Educação Infantil. Mini ecossistema. Terrário.

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