Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O Neabi como agente promotor da educação popular para as relações étnico-raciais
Nickielle Zanella Neves, Sabrina Hax Duro Rosa

Última alteração: 15-12-2021

Resumo



Este trabalho visa apresentar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) Campus Rio Grande, o qual estimula e promove atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa. A metodologia aplicada é pesquisa-ação, pois a partir dos problemas já observados em estudos anteriores que comprovam descriminações e uma maior  evasão dos estudantes costitas raciais no nosso Campus,  agimos para amenizar ou solucionar essas questões, esperando colaborar para um convívio harmônico entre indígenas, negros e brancos. Uma das ações que trazemos para apresentar é a “Jornada de Debates Étnico-raciais” a qual promove,  numa perspectiva freiriana, uma educação popular libertadora, porém com a consciência do racismo estrutural no qual a nossa sociedade foi fundada e permanece. Devido à pandemia da COVID-19 a “Jornada de Debates Étnico-raciais” está sendo feita através de reuniões onlines, o que possibilita a participação de pessoas de todo o país, tendo a presença de representantes de diferentes estados do Brasil. Essa interação por meio da mídia digital tem sido importante, tornando as redes sociais do NEABI (Instagram, Facebook e Twitter) fundamentais para interlocução e divulgação de conteúdos didáticos e interativos, com o objetivo de conscientizar os indivíduos de seus papéis na luta antirracista. Podemos perceber a importância do Núcleo para o fortalecimento das relações étnico raciais no Campus, mas também na comunidade externa.  As atividades promovidas pelo NEABI têm possibilitado uma educação para todos, de forma libertadora e crítica para que, a partir dos debates e reflexões, possamos (re)construir uma sociedade mais livre de preconceito.




Palavras-chave


Educação Popular. Relações Étnico-Raciais. NEABI.

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