Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Cultura Maker em práticas escolares da educação básica
Pedro Augusto Bertoldo Castilhos, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


O meu projeto de extensão visa colaborar com a escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Caxias do Sul - RS, Ilda Clara Sebben Barazzetti, quanto à implementação de práticas pedagógicas baseadas no movimento e na mentalidade Maker na educação básica. A presente proposta está fundamentada a partir da parceria entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul e a Universidade de Caxias do Sul, no que diz respeito à execução do projeto. Assim, pretende-se reunir-se com os professores da escola, de modo a conhecer a realidade educacional da mesma, com vistas a propor e refletir acerca de estratégias de formação relacionadas às tecnologias educacionais. Neste sentido, serão realizadas oficinas e atividades destinadas aos professores e aos alunos do nono ano, a fim de promover a utilização de softwares gratuitos ligados ao movimento Maker com base no pensamento computacional e na modelagem 3D, primeiramente ligado ao software de modelação 3D Tinkercad e futuramente no Scratch, mais aproximado ao pensamento computacional e programação. A partir desta formação docente, serão realizados encontros presenciais com as turmas e professores do nono ano para elaboração de projetos multidisciplinares, de modo a engajar os estudantes do ensino fundamental em atividades Maker. Espera-se que com este projeto, possa-se motivar os estudantes da escola a assumirem o papel protagonistas no seu processo de aprendizagem, em concordância com as postulações da BNCC acerca da cultura digital e projetos de vida. A partir dos projetos já desenvolvidos na escola pode-se lhes garantir um novo olhar do que é necessário para o mundo do trabalho, voltado à Indústria 4.0, a partir do uso de projetos relacionados com uma Educação 4.0.



 



Palavras-chave


Movimento Maker. Escola pública. Formação de professores.

Texto completo: PDF