Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A ferramenta digital Goconqr e a teoria de Ausubel no ensino da Física.
Angela Schneider Ritter, Edson Carpes Camargo

Última alteração: 10-11-2021

Resumo


No ensino de Física o educador constantemente encontra o desafio de apresentar conteúdos e conceitos que, por vezes, são abstratos e, diante disso, pode buscar auxílio nas tecnologias digitais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Tendo por referência o projeto de pesquisa denominado Tecnologias Digitais e a Aprendizagem Significativa, o objetivo deste estudo é apresentar a ferramenta Goconqr especificamente para a construção de mapas mentais e suas funcionalidades para o Ensino da Física pautado na teoria cognitivista de David Paul Ausubel. A teoria da Aprendizagem Significativa foi proposta pelo médico e psicólogo David Paul Ausubel em 1976, sua teoria se preocupa com os processos da compreensão, transformação, armazenamento e uso das informações recebidas, portanto, é considerada uma teoria cognitivista. Tal teoria parte do princípio que as aprendizagens iniciais ocorrem: a) por recepção e b) por descoberta, tais conteúdos só serão significativos se forem incorporados de modo substantivo, não arbitrário e não literal. A integração desses fatores ocorre a conceitos previamente ancorados (subsunçores), onde o indivíduo pode superordenar, combinar, subordinar ou mesmo esquecer dados, pois sofreram alteração de sentido.  A partir do levantamento bibliográfico inicial, observou-se a relação de inúmeras ferramentas digitais com a Aprendizagem Significativa e uma delas é a Goconqr. Esta ferramenta possui características e recursos que vão ao encontro da proposta de Ausubel auxiliando na construção de mapas mentais, flashcards, fluxogramas, notas, slides e quiz, além de apresentar potencial para a exploração de sequências didáticas e trilhas de aprendizagem. Foi examinada a versatilidade da ferramenta especificamente na construção de mapas mentais e como resultado obteve-se a possibilidade de inserção de palavras-chave e também de imagens, e-books, vídeos, documentos, links, apresentações, criação de notas explicativas, alteração do design, compartilhamento em redes sociais, blogs e sites, cópias e edição de conteúdo. Tais funcionalidades são excelentes pois permitem que os estudantes adicionem suas próprias observações e personalizem o mapa mental de acordo com seu próprio entendimento. Conclui-se que o uso da Ferramenta Goconqr se mostra interessante para o ensino da Física dada sua versatilidade de uso e adaptabilidade tornando o ensino e a aprendizagem mais prazerosos, diversificados e significativos. Além disso, ela possui elementos que corroboram para o processo cognitivista apresentado na teoria da Aprendizagem Significativa.


Palavras-chave


Aprendizagem significativa. Ensino de Física. Goconqr.

Texto completo: PDF