Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Espaços de ensino e aprendizagem da Matemática: laboratório virtual e monitoria acadêmica
Anderson Tedesco Lorini, Valeria Espindola Lessa

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O presente projeto de ensino visa proporcionar à comunidade do IFRS – Campus Erechim, espaços de ensino e aprendizagem da Matemática a partir do Laboratório Virtual de Matemática e da monitoria acadêmica no formato remoto. A monitoria constitui-se um espaço de ensino e aprendizagem de grande relevância e uma prática realizada há bastante tempo no Campus Erechim, pois visa oferecer atendimento aos estudantes que cursam componentes curriculares da área e que enfrentam dificuldades com os conceitos e procedimentos. O Laboratório Virtual, por sua vez, pode auxiliar na atividade de ensino remoto do professor e do monitor e na aprendizagem do estudante, pois, permite a ampliação e diversificação das metodologias de ensino da Matemática quando disponibiliza materiais digitais interativos e visuais para serem explorados nas aulas e atendimentos. O Laboratório Virtual está em processo de planejamento e elaboração desde o ano de 2020 e a partir do segundo semestre de 2021 associamos a construção efetiva do site para o Laboratório juntamente com a atividade de monitoria acadêmica de Matemática. Em três meses de projeto foram disponibilizados 8h por semana de atendimento da monitoria, sendo que apenas 11 (onze) estudantes de Cursos Técnicos Subsequentes e Cursos Superiores procuraram auxílio. As principais atividades realizadas na monitoria enfatizaram-se em revisões sistemáticas dos conteúdos ministrados em aula e esclarecimento de dúvidas conceituais. Em relação ao Laboratório Virtual, até o momento 25 ambientes virtuais foram avaliados e considerados interessantes para o auxílio da aprendizagem em Matemática. Ainda em 2021, pretende-se finalizar o site, realizando a inserção de diversos materiais didáticos digitais e objetos de aprendizagem no ambiente, publicar na internet e iniciar sua divulgação e utilização pela comunidade acadêmica. Entende-se que associar a monitoria acadêmica no formato remoto com o Laboratório Virtual possa trazer inúmeros benefícios ao ensino e a aprendizagem da Matemática. Acredita-se que o maior benefício desse projeto de ensino é a solidificação dos conhecimentos acadêmicos e do monitor, que por sua vez mantém e desenvolve as competências necessárias para o exercício do ensino. Ainda como benefícios, o site pode proporcionar um espaço de renovação de ensino, desenvolvimento da agilidade na matemática e maior autonomia para busca de estratégias na aprendizagem.

https://youtu.be/442b6N4_lCg


Palavras-chave


Matemática. Ensino. Aprendizagem

Texto completo: PDF