Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS PARA UTILIZAÇÃO EM MONITORIAS DE FÍSICA
Bruno Garcez Sugahara, Rodrigo Barbosa Pinto, Júlia Fonseca de Aguiar, Eveline Fischer

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Uma monitoria é a colaboração discente-docente que tem como objetivo despertar interesse pelo ensino naqueles envolvidos. Tendo isso em mente, o Projeto Monitorias 2021 do IFRS Campus Vacaria visa auxiliar os estudantes que assim necessitarem por meio de atendimentos síncronos e vídeo-aulas, ambos ditados por discentes que, no decorrer do projeto, devem ter também suas habilidades de ensino aprimoradas. A partir disso esse texto buscará dar foco às produções audiovisuais elaboradas especificamente para as monitorias de física, que caem sob o guarda-chuva da área das Ciências da Natureza. Será explicado, brevemente, o processo de pesquisa, desenvolvimento e edição desses materiais. O primeiro fator a ser mencionado é a questão pandêmica que nosso país se encontra atualmente, fator esse que levou a maior parte, se não o total, do projeto ser desenvolvido no meio digital, utilizando principalmente da plataforma Google® Meet, que serviu de base para todos os encontros desde atendimentos até reuniões com orientadores. Outros softwares também utilizados, agora falando apenas da parte de elaboração audiovisual, foram os softwares Microsoft®, OBS Studio e Wondershare® Filmora, que serviram para organização do conteúdo em slides, gravação da tela e câmera e edição, respectivamente. Na questão de hardware foi utilizado, além dos convencionais mouse e teclado, uma mesa digitalizadora que colaborou na escrita de cálculos e fórmulas. Foi a partir dos vídeos produzidos que se fez possível notar certos desafios da docência, como a escassez de conteúdo e tempo, além do nervosismo e as barreiras geradas por ele. Se fez notável também uma maior facilidade para certas produções, sendo aquelas com o foco em atividades teóricas, essas que contemplam os anos um a quatro do ensino médio, mas fáceis de serem aplicadas pois usam de um maior número de escrita (matemática e afins) no lugar da oralidade, que, apesar de necessária em todos os audiovisuais produzidos até o presente momento, tem sua presença reduzida durante a correção desses exercícios em questão.

 

https://youtu.be/alYngK22SB4


Palavras-chave


Física; Ciências da Natureza; Monitorias; Audiovisual.

Texto completo: PDF