Última alteração: 15-12-2021
Resumo
Este trabalho visa apresentar um projeto de extensão que tem por objetivo fortalecer a abordagem e vivência da Cultura Afro-brasileira através de uma formação para gestores, docentes e técnicos educacionais de escolas públicas e privadas com abrangência nacional, visto que é desenvolvida de forma online. Em parceria com o Museu Virtual Afro-Brasil-Sul (MABSul) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a formação tem dado visibilidade às temáticas Afro e que colaboram para a valorização da negritude e buscam despertar na branquitude sua consciência racial. O MABSul resgata, preserva e dissemina o conhecimento acerca da cultura, dos usos e costumes do povo negro da região Sul – muitas vezes invisíveis para boa parte da população brasileira e ainda tão oprimido. Por ser um museu virtual, o MABSul pode ser um diferencial para as aulas nas escolas que, devido à pandemia, estão acontecendo de forma remota ou híbrida. Os palestrantes abordam a temática da história e cultura afro-brasileira em conformidade com a lei 10.639/03 para que os participantes possam refletir sobre suas práticas pedagógicas nas diferentes disciplinas do ensino fundamental e médio. Essa práxis vai ao encontro dos ensinamentos de Paulo Freire, visto que a formação está sendo conduzida de forma dialógica e horizontal onde os participantes aprendem e ensinam, motivados a saírem da sua zona de conforto para ousarem e sonharem com uma educação libertadora. Educação essa que, para ser libertadora, não pode se eximir do racismo estrutural em que a sociedade brasileira foi fundada, tendo a comunidade negra sido afetada também na sua educação formal, pois as escolas reproduzem, por vezes, as atitudes racistas presentes na sociedade. Esperamos, com este trabalho, socializar o projeto de extensão que tem tido uma avaliação positiva dos participantes e proporcionado estratégias para uma educação antirracista nas escolas.