Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitorias de matemática no contexto do ensino remoto
Lucas Lisboa Maciel, Diego Romeira Cigaran Chaves

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O Projeto Monitorias do IFRS Campus Vacaria, conta com cinco bolsistas, concentrados em diferentes áreas do conhecimento, e tem como principal característica contribuir para a permanência e o êxito dos estudantes através da criação e curadoria de materiais didáticos e atendimentos aos alunos, para que superem suas principais dificuldades em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas experiências como monitor de matemática, e os exercícios praticados em atendimentos síncronos para os participantes do projeto. Os materiais são disponibilizados aos alunos na plataforma oficial do campus, o Moodle, e no ambiente online da Assistência Estudantil fica disponível o link dos atendimentos síncronos, e também, de cada videoaula de matemática gravada para o projeto. O suporte síncrono do monitor é realizado através da ferramenta Google Meet, para que se identifique na conversa com o aluno quais são suas dúvidas em relação a seus cursos e conteúdos. O propósito do atendimento síncrono é, principalmente, rever conceitos e dificuldades nos conteúdos de matemática. Entretanto, é possível afirmar que a razão principal do projeto e do monitor, é proporcionar um apoio pedagógico e garantir o êxito dos alunos em relação a qualquer obstáculo que o discente tenha em relação a seus cursos, matérias, tarefas ou apresentações de trabalhos, visto que a pandemia de Covid-19 afastou alunos e professores, e potencializou as barreiras encontradas entre os estudantes com o uso de novas ferramentas digitais em suas atividades acadêmicas. Até outubro de 2021, três discentes participaram da monitoria remota de matemática, onde o bolsista desenvolveu os seguintes conteúdos com os alunos: regra de três, porcentagem e frações. Para auxiliar na explicação dos conteúdos, fez-se uso da ferramenta Google Jamboard, que permitiu explorar melhor as atividades com os alunos. E, posteriormente, onde há necessidades específicas com alguma questão ou dúvida, comunica-se com os participantes do projeto através de e-mail. As monitorias de matemática no contexto do ensino remoto têm possibilitado criar vínculos com os estudantes, trabalhar conteúdos necessários à sua formação acadêmica, além de contribuir para o fortalecimento de sua autoconfiança em buscar atingir seus objetivos de concluir seus cursos com êxito.

Link do youtube: https://youtu.be/mFzPgX9TE4Y


Palavras-chave


Matemática. Monitoria. Apoio Pedagógico.

Texto completo: PDF