Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Possibilidades para a educação 4.0 na educação básica
Andressa Machado Rubin, Carine Bueira Loureiro

Última alteração: 22-11-2021

Resumo


O objetivo desta pesquisa é desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a tarefa educativa na educação básica por meio da Educação 4.0. A educação 4.0 consiste em uma nova forma de concepção da educação escolarizada, diretamente ligada ao advento da Quarta Revolução Industrial. Entre seus pilares está a incorporação de recursos tecnológicos às práticas pedagógicas como forma de se relacionar no mundo e com o mundo. A tarefa educativa, de acordo com Biesta (2021; p. 34), está comprometida em despertar no outro ser humano o desejo de querer existir no e com o mundo de uma forma adulta, isto é, como sujeito. Para atingir tal objetivo, desenvolve-se uma pesquisa-ação. A finalidade da pesquisa-ação é “buscar uma solução coletiva para uma determinada situação-problema” (FILLIPO, ROQUE, PEDROSA, 2021, p. 3). No caso do projeto proposto, tem-se o propósito de em conjunto com os professores e professoras da Escola Municipal Jean Piaget localizada no município de Porto Alegre, fomentar a Educação 4.0 na Educação Básica por meio da utilização de recursos tecnológicos como a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) em suas práticas pedagógicas. Além disso, busca-se avançar no conhecimento científico por meio do levantamento e exploração de recursos tecnológicos, especialmente envolvendo RV e RA, que possibilitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas autorais. As interações com os professores, sujeitos da pesquisa, acontecem por meio de encontros virtuais mensais via Google Meet, momento em que é exercitada a escuta dos professores em relação às práticas que eles vêm desenvolvendo, bem como as suas demandas e futuros delineamentos da pesquisa. Como produto final do projeto, disponibilizaremos um e-book sobre a Educação 4.0 em conjunto com os professores da Escola Municipal Jean Piaget.


Palavras-chave


Práticas pedagógicas. Tecnologias da informação e comunicação. Educação 4.0.

Texto completo: PDF