Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Wikiescolas
Inaê de Borba Rosa, Bruna Flor da Rosa, Eduardo Colissi Wiceskoski

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


O programa WikiEscolas atua no intento de promover maior engajamento entre escolas públicas nacionais, através do mapeamento colaborativo destas. Tal programa foi articulado numa parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório e Campus Farroupilha - e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir da percepção da existência de um déficit de acesso às informações básicas sobre as escolas, tais como seus meios de contato e localização, como também a divulgação de eventos e projetos ofertados, ocasionando desta forma, pouca comunicação entre a comunidade e seu meio escolar. Por este motivo, o primeiro projeto vinculado ao programa, visa desenvolver uma aplicação web, que sirva com um espaço único e de fácil acesso a todas essas informações.  Para isso, há um ano a aplicação web está sendo desenvolvida, através da utilização de práticas da metodologia de desenvolvimento ágil Scrum. Assim, são efetuadas reuniões periódicas para realização do levantamento de requisitos, bem como para verificação da realização de objetivos semanais a serem alcançados a fim de acarretar em um desenvolvimento incremental do software. O uso da linguagem Javascript, através de engine EJS e Node.js para comunicação com o banco de dados não relacional MongoDB foi determinada por atender integralmente as propostas da aplicação. Em ocorrência da aplicação basear-se no mapeamento, a interface de programação de aplicações Leaflet foi escolhida para a reprodução de um mapa para uso de navegação e busca do usuário por escolas próximas. Até o momento presente, o software conta com o cadastro de escolas, bem como suas demarcações dinâmicas no mapa. É trabalhado atualmente o desenvolvimento de campos para divulgação de eventos, projetos e notícias. Vale ressaltar que o segundo projeto previsto para o programa, será composto pela criação de oficinas a serem ofertadas aos corpos docentes a fim de resultar em uma maior proximidade em relação ao uso do software. Em síntese, a união de conceitos de mapeamento colaborativo, tecnologia e educação podem resultar em um espaço dedicado à democratização e acesso a dados escolares, ocasionando uma maior proximidade interescolar.




Palavras-chave


Mapeamento.Colaborativo.Aplicação.

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