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Educação em Saúde: contribuições do curso de Pedagogia para ações na comunidade
Luana Machado Fernandes Germann, Luciane Torezan Viegas

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


Atualmente, necessita-se de ações voltadas para a promoção e proteção da saúde pública, especialmente em comunidades carentes, que precisam de um acompanhamento e de estratégias específicas voltadas para a prevenção. No momento atual, em que a pandemia do Covid-19 assola o mundo e dá visibilidade às inúmeras carências e necessidades, evidencia-se e torna-se premente unirmos esforços e contribuirmos com conhecimentos a fim de avançarmos em áreas dentro de nossa esfera de atuação. Desta forma, este projeto resgata o interesse da coordenadora da proposta e de uma aluna do curso de Pedagogia, que atua como Agente Comunitária de Saúde (ACS) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, que atende a comunidade local. Deste momento em diante, foram realizadas tratativas institucionais que permitiram realizar uma parceria entre a SMS e o Campus Farroupilha. Assim, o projeto de Extensão, intitulado, “Educação em Saúde: oportunidades educativas e desenvolvimento infantil”, contou com uma bolsista de extensão e com cinco ACS, que voluntariamente atuaram no desenvolvimento do projeto. O objetivo geral deste projeto foi oportunizar a aquisição de novos conhecimentos referentes à função desempenhada pelos ACS junto à comunidade local. Além disto, também buscou; contribuir para que os participantes adquirissem conhecimentos que auxiliassem na sua atuação junto às comunidades locais; organizar acervo dinâmico para uso dos profissionais da SMS nos futuros atendimentos, que pudessem ser compartilhados e ampliados; tornar os estudantes do curso de Pedagogia envolvidos no projeto, protagonistas das ações coletivamente planejadas. O projeto foi realizado de forma online, utilizando encontros pelo Google Meet para definição de temas, materiais e pesquisas (artigos, manuais, vídeos e sites) e o Google Drive foi aproveitado como repositório para uso e consulta dos profissionais envolvidos. Metodologicamente, durante os encontros síncronos, os ACS relataram suas necessidades em termos de quais temas precisariam ser pesquisados. Desta forma, a bolsista de extensão organizou a pesquisa sobre as possibilidades de elaboração de materiais sobre os mesmos e o grupo definiu conjuntamente o que faria sentido elaborar, produzir ou propor, de forma a engajar os agentes na construção de importante acervo de novos conhecimentos. Alguns temas pesquisados foram: cuidados na gestação, desenvolvimento infantil, propostas de atividades com bebês, vacinação, ludicidade, necessidades educacionais especiais, etc. O projeto representou uma importante parceria para a SMS, que atendeu uma demanda de formação necessária aos ACS. Quanto ao curso de Pedagogia, a atuação dos futuros profissionais pedagogos em ambientes não-escolares, especialmente na área da saúde pode ser colocada em perspectiva. Em especial, destaca-se que as comunidades carentes poderão ser beneficiadas com a qualificação profissional oferecida aos ACS, que participaram de forma ativa no projeto, construindo novos conhecimentos e recursos pedagógicos para intervenção social.

 


Palavras-chave


Educação Não-Formal. Agentes Comunitários de Saúde. Educação em Saúde.

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