Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Conexões PET - perfil dos programas de educação tutorial nos Institutos Federais: Escolha e objetivos das perguntas do questionário
Ana Maria Cardozo, Celson Roberto Canto Silva, Willian Axl Espindola, Leandro Maciel de Abreu, Patricia Silveira de Barros

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Este trabalho trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa do grupo PET conexões - Gestão Ambiental, denominado Conexões PET: perfil dos Programas de Educação Tutorial nos Institutos Federais, que têm como objetivo principal identificar as especificidades de cada grupo PET localizado nos Institutos Federais, delineando seus entraves de desenvolvimento de projetos e questões de  relações entre o público, questão de horizontalidade interna do grupo eseus desafios enfrentados durante o período pandêmico de COVID-19, com o intuito de possibilitar, por meio de reflexões, soluções destes obstáculos. Para este projeto têm-se os seguintes objetivos específicos: localizar todos os grupos PET dos Institutos Federais;  Identificar as especificidades e padrões desses grupos, tendo em vista os pontos fortes e fracos de cada grupo no desenvolvimento de ações, as relações com os públicos, tendo como participantes da pesquisa para obtenção dos dados, os bolsistas e tutores atuais; estabelecer reflexões acerca do que melhorar sob o ponto de vista geral e também específico de cada grupo e sob o ponto de vista do grupo PET Conexões - Gestão Ambiental. Para isto, desenvolveu-se um formulário que será aplicado, pois este encontra-se em fase de avaliação no Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS. As perguntas foram formuladas como um objeto de análise quanti-qualitativo, pois os participantes da pesquisa são grupos localizados em realidades, trajetórias acadêmicas e interesses diferentes, porém com um fato em comum  tratam-se de grupos em que as ações são trabalhadas geralmente em conjunto, delimitando-se a ações da tríade universitária. O questionário foi organizado em seis categorias: perfil do grupo (quantidade de bolsistas, área de pesquisa, tipos de mídia social que utilizam, etc.); atividades desenvolvidas (tipos de ações que foram desenvolvidas); dinâmica do grupo (como o grupo funciona, decisões e idealizações de projetos, espaço para atividades); percepção quanto à participação no grupo PET (contribuições que o grupo possibilita para a formação do estudante); relação com o público externo ao grupo PET (envolvimento do PET com o público externo, ações desenvolvidas com este intuito) e desenvolvimento das atividades em tempos de pandemia (entraves que o grupo enfrentou para a realização de projetos, cancelamento de projetos e/ou adaptações). Procuramos identificar com esse questionário como funcionam os grupos PET dos Institutos Federais do Brasil. Por fim, para promover soluções, serão feitas práticas reflexivas acerca das experiências e resultados obtidos nos questionamentos, assim como serão produzidos artigos que divulguem os resultados da pesquisa. Para fins organizacionais e também comparativos, os dados resultantes serão divididos pelas cinco regiões brasileiras: região Norte; região Nordeste; região Centro-Oeste; região Sudeste e região Sul. A apresentação em vídeo do resumo em questão está disponível pelo YouTube, no canal do grupo PET - Conexões Gestão <https://www.youtube.com/watch?v=mOHo7yF1xFg>.



Palavras-chave


Pesquisa, Questionário, Institutos

Texto completo: PDF