Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Residência Pedagógica: experiência docente no Ensino Médio-técnico do IFRS-BG
Maicon Camargo Faés, Fernanda Zorzi, Cristina Engelmann, Karine Pertile, Liliane Eitelven Luvisa, Júlia Petroli Tesser, Adriana Minozzo

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A Residência Pedagógica é uma das ações que integra a Política Nacional de Formação de Professores. O objetivo do programa é possibilitar a imersão dos estudantes dos cursos de licenciatura no contexto da Educação Básica, a partir da segunda metade do curso. O IFRS tem um projeto multicampi, que envolve os Cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. No Campus Bento Gonçalves, um dos subprojetos é o de Matemática. A escola campo é o próprio IFRS-BG, envolvendo diretamente duas docentes, uma orientadora e a outra preceptora, dez bolsistas, e indiretamente outros três professores atuantes nos cursos técnicos de nível médio. Neste trabalho queremos relatar o processo vivido nos dois primeiros módulos. Ambos foram organizados em três etapas: ambientação, observação semiestruturada e regência escolar. O Módulo 1, de novembro de 2020 a abril de 2021, foi dividido em: (1) ambientação, com realização de seminários de discussão de textos relativos às temáticas da modalidade de Educação Profissional e da Educação Matemática; (2) elaboração de instrumentos de pesquisa, enviados para todos os setores do IFRS-BG que atuam com os estudantes, escrita de relatórios analíticos e apresentação para o grupo; (3) observação das aulas da preceptora; e (4) a regência compartilhada, realizada em duplas por meio do planejamento e organização da prática no AVEA Moodle e de encontros síncronos no Google Meet, além de uma oficina, também realizada com regência compartilhada. O processo foi registrado e comunicado por relatórios individuais de observação e  regência. O Módulo 2, de maio a outubro de 2021, foi dividido em: (1) discussão dos Planos Pedagógicos dos Cursos, propostas de projetos integradores na perspectiva da interdisciplinaridade e entrevistas com os Coordenadores dos Cursos através da plataforma Google Forms; (2) acompanhamento das aulas da preceptora, no Google Meet e no AVEA Moodle e; (3) em duplas, os residentes organizaram suas práticas nas turmas, com o auxílio dos docentes regentes. Uma das duplas organizou a sua prática através da edição de dois cursos de Educação financeira para jovens, através do Google Classroom e Google Meet. Na continuidade, estão sendo organizados textos reflexivos, os quais poderão ser publicizados. De acordo com os bolsistas, a participação no programa promoveu a aprendizagem da docência, de modo coletivo e colaborativo, além de ampliar os conhecimentos acerca do ensino dos conteúdos específicos de Matemática. Com a participação no Seminário de Integração, realizado em setembro, percebeu-se a relevância do programa e a importância de sua continuidade.

 

https://www.youtube.com/watch?v=rS0PHbLghtI&t=9s


Palavras-chave


Formação de professores; Matemática; Docência

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