Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Produção de videoaulas para atendimentos extraclasse de biologia e química
Júlia Fonseca de Aguiar, Rodrigo Barbosa Pinto, Eveline Fischer, Bruno Garcez Sugahara

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A atual pandemia resultou no aumento do distanciamento entre os estudantes e o aprendizado escolar. Diversos conhecimentos foram resumidos ou simplificados para serem ministrados de forma remota e o contato entre professor e aluno foi consideravelmente menor. Essa condição ocasionou um aumento das dificuldades escolares e acompanhamento letivo dos componentes. Além disso, pesquisas indicam que a área de Ciências da Natureza é objeto comum de dúvidas dos estudantes. Dessa forma, este texto objetiva descrever o processo de criação de videoaulas com finalidade de auxiliar no atendimento extraclasse em componentes de Biologia e Química de discentes do IFRS Campus Vacaria. Este trabalho se vincula  ao Projeto Monitorias da instituição, que oferece apoio pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Em relação aos materiais e métodos, primeiramente se desenvolveu uma tabela com os conteúdos que causam mais dúvidas nas disciplinas supracitadas, sendo esses elencados pelos docentes que as ministram. Em seguida, cada tema de aula é discutido em conjunto com o professor responsável pela orientação de Ciências da Natureza. No tempo estabelecido, a produção é iniciada com a seleção de materiais didáticos para embasamento teórico e criação das apresentações na ferramenta Google Slides. Após aprovação, utiliza-se o Google Meet ou o software OBS Studio para gravação. Finalizado e aprovado pela segunda vez, o audiovisual é inserido no Google Drive e um endereço eletrônico é gerado para compartilhamento no Moodle IFRS. Os resultados deste trabalho se configuram parciais devido à continuidade do projeto. Não há número de visualizações e nem dados dos espectadores, visto que não é intencional obter dados quantitativos. Até este momento, não foi possível obter um retorno dos estudantes que assistiram às videoaulas, dado que a maioria mantém o anonimato. Na produção das apresentações, um aspecto verificado foi a importância da criação de um layout que favoreça a adequada exibição do conjunto de textos e imagens, os quais devem ser planejados com base nos princípios do design. Todos os elementos devem ser orientados para transmitir os conhecimentos com clareza. Por fim, conclui-se que ainda não é possível inferir que as videoaulas auxiliam nos atendimentos extraclasse dos discentes, porém, há um desenvolvimento satisfatório dos materiais. Para além do ensino remoto, as videoaulas apresentam relevância ao gerar um acervo digital que poderá ser utilizado como material de apoio aos estudantes e também aos professores.

Link do vídeo: https://youtu.be/E2flFMZs8WE


Palavras-chave


Ciências da Natureza. Monitoria. Material Didático.

Texto completo: PDF