Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria acadêmica: Desenvolvendo estratégias para a construção de saberes na Educação Física
Vitória Hammes Medeiros, Denis William Gripa, Marina Alves Cavinato, Juliane Donadel

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A monitoria é uma ação que ocorre fora do espaço de aula, mas que busca trazer as dificuldades lá encontradas para um espaço de discussão entre monitor e discentes, aproximando e potencializando os contatos e a troca de saberes, emergindo como uma alternativa possível para dar suporte a discentes da instituição. Devido ao contexto pandêmico e a implantação do ensino remoto, as estratégias de ensino utilizadas anteriormente para a tematização das práticas corporais foram restringidas. Deste modo, surge a necessidade de reinventar e adequar as estratégias de ensino-aprendizagem na educação, e sobretudo na Educação Física, que tem sua razão de ser no currículo escolar a partir das trocas e interações entre os sujeitos, considerando as especificidades do ensino remoto. Tendo como público-alvo discentes matriculados nas turmas dos cursos técnicos integrados do IFRS Campus Farroupilha, este projeto tem por objetivo construir alternativas pedagógicas para o ensino de Educação Física, potencializando as relações no processo de ensino-aprendizagem nas aulas remotas. Como percurso metodológico, o projeto trabalha com três linhas de ação. A primeira se refere ao desenvolvimento de alternativas pedagógicas, sendo assim as monitoras assessoram o docente a compreender as necessidades e demandas das(os) discentes, apoiado nesse diálogo é possível criar estratégias a serem adotadas tanto em sala de aula pelo docente, quanto em horário extraclasse pela monitoria. A segunda linha de trabalho diz respeito a produção de materiais didáticos e pedagógicos para uso como suporte, com intuito de promover articulações entre teoria e prática. Por fim, a terceira linha de ação se refere ao acompanhamento de discentes das turmas, dado que é necessário um olhar observador das monitoras para entender as demandas e dificuldades das turmas, com o propósito de encontrar a melhor estratégia de abordagem de conteúdo, com horários para atividades e atendimentos de forma individual ou em grupo. Até o presente momento podemos destacar uma melhora satisfatória na participação de discentes nas aulas bem como maior compreensão dos conteúdos estudados, que se reflete nas notas das(os) discentes. As monitoras realizaram com duas turmas recuperações de conteúdo por meio da discussão de artigos e propuseram atividades de recuperação de notas com resultados satisfatórios. Além disso, as monitoras buscaram materiais de apoio para as(os) discentes realizarem as atividades propostas pelo professor, sobretudo as(os) com necessidades educacionais específicas e as(os) discentes indígenas, e também produziram vídeos para sintetizar o que foi estudado em sala de aula para utilização como material de apoio. Através destas estratégias metodológicas está se atingindo melhorias no processo ensino-aprendizagem, reduzindo a distância entre o ensino remoto e os conhecimentos específicos do componente curricular de Educação Física. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lWA-cRtlbZo



Palavras-chave


Monitoria acadêmica; processo ensino-aprendizagem; Educação Física

Texto completo: PDF