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Afrocentricidades presentes nas disciplinas de Sociologia, Filosofia, História e Geografia: um debate aberto no campus Canoas
Luma Fonseca, Cleusa Albilia de Almeida

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O objetivo do trabalho é diagnosticar e ampliar a discussão sobre as referências afrocentradas no currículo dos cursos integrados ofertados no IFRS - campus Canoas - RS com enfoque principal na área de humanidades. Na etapa inicial propõe-se como metodologia fazer o levantamento das referências que compõem os currículos, aplicar questionários para os corpos docente e discente como instrumento de coleta de dados e apresentar a partir dos dados coletados o impacto de trabalhar referências negras para a formação dos estudantes do campus Canoas. Como referência, o trabalho utilizará escritos de autores(as) como: Lélia Gonzalez, Molefi Kete Asante, Milton Santos, entre outros. Apresentar esses intelectuais com os estudantes do IFRS - campus Canoas nas áreas das ciências sociais faz parte da busca pelo fim do silenciamento e do racismo, além de incentivar a busca pela diversidade cultural e científica nos espaços coletivos e formativos dos alunos. Além disso, pretende-se enfatizar a possibilidade de mudança epistemológica e política quando referimos à questão étnico-racial no currículo dos cursos ofertados na atualidade — os quais precisam ampliar a discussão embasados nas legislações vigentes. O debate sobre a lei 10.639/03 — que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana na educação básica de todas as escolas — reverbera muitas questões que ainda não são pauta nos currículos. E, ainda que a lei esteja em vigor, as áreas que mais a acatam são as das linguagens, como Língua Portuguesa e Literatura — mesmo assim, são poucos os títulos de autores negros que se encontram disponíveis e acessiveis. No entanto, disciplinas como Sociologia, Filosofia, História e Geografia também possuem grande influência na formação de sujeitos conscientes e antirracistas. Logo, é esperado que o projeto estimule a discussão acerca da carência de referências afrocentradas nos currículos dos cursos integrados, e de modo mais ousado auxiliar os docentes na aplicação das mesmas em suas práticas pedagógicas.

https://www.youtube.com/watch?v=G18abFAHLcY&ab_channel=EventoTessiturasENarrativas


Palavras-chave


Currículo, Descolonização, Humanidades

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