Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A reformatação dos cursos de música do Projeto Prelúdio devido à pandemia
Pedro Henrique De Souza Lindstaedt, Iuri Correa Soares

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


O Projeto Prelúdio é um programa de extensão vinculado ao IFRS campus Porto Alegre que oferece educação musical para crianças e jovens de cinco a dezessete anos. Nascido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1982, desde 2009 o Prelúdio é desenvolvido no IFRS. Suas atividades consistem em dois eixos principais: as aulas de música, que ocorrem no âmbito dos cursos de iniciação e instrumento musical, e desenvolvimento de repertório em conjunto, que ocorre no âmbito dos grupos musicais. O presente trabalho demonstra o impacto da pandemia nas ações que constituem o Projeto Prelúdio, sob o ponto de vista de modificações que foram realizadas para que o projeto funcionasse como atividade à distância. Neste relato, serão abordadas as ações relacionadas aos cursos de música do Prelúdio, ainda que os grupos musicais, o segundo eixo das atividades, também tenham sido afetados. A estrutura habitual de oferta de cursos de música do Prelúdio, até a pandemia, era constituída pelo curso de iniciação musical, para crianças entre cinco e seis anos, e o de instrumento musical, para crianças a partir de sete até 17 anos. Enquanto nas aulas de iniciação musical, a criança tinha uma aula de música por semana, em instrumento musical, a criança ou o jovem tinha duas aulas de música semanais, uma de seu instrumento e outra de canto ou de laboratório musical. A pandemia provocou uma suspensão das atividades do Prelúdio como um todo. Em maio de 2021, foi possível o retorno dos cursos de música, todos no formato de ensino online. Estes, porém, tiveram que ser reformatados e ganharam o nome de oficinas. No novo formato, as oficinas, concebidas para serem aulas de música, foram oferecidas através de uma aula semanal e os alunos poderiam se inscrever na oficina que desejassem. Além disso, professoras e professores adotaram uma perspectiva mais abrangente, buscando acolher na mesma turma alunas e alunos de diferentes idades e níveis de habilidade musical. A reformatação ocorrida nos cursos de música do Prelúdio, embora provocada pela necessidade que o confinamento da pandemia exigiu, sugere novas possibilidades de ensino de música no âmbito do Projeto Prelúdio e tende a impactar as ações futuras promovidas pelo projeto.

 


Palavras-chave


Música. Ensino. Educação.

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