Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Oficina tecnomaker 4.0: programação, robótica e modelagem 3d
Jéssica Sousa Teixeira, Raquel de Miranda Barbosa, Pedro Garcia Machado, Ana Carolina Velloso de Almeida, Júlia Mello Gonçalves, Antonella Manuela Gonzalez Cuello, Beatriz Cabral de Andrade

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


O projeto de extensão "TecnoMaker 4.0", iniciado em janeiro de 2021, objetiva  contribuir para a formação integral de estudantes do ensino fundamental da rede pública do município de Rio Grande/RS, através do desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e tecnológicas, preparando os indivíduos para o mercado de trabalho no contexto da economia 4.0. Divididos em 3 assuntos: programação, robótica e modelagem 3D, que se relacionam, os alunos bolsistas elaboraram e desenvolveram as atividades sob supervisão dos professores envolvidos no projeto. Atividades teórico-práticas exploram os conhecimentos científicos, como pensamento computacional, construção de objetos por prototipação e robótica educacional, utilizando gamificação, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos, fazendo o uso de ferramentas como o Scratch e o Tinkercad, que abordam estas áreas e assuntos em um ambiente virtual. A primeira oficina do projeto foi uma oficina piloto, direcionada aos alunos do IFRS, de maneira a avaliar a metodologia aplicada. Com ela, pode-se perceber que o método de ensino aplicado e os conteúdos foram bem aceitos pelos alunos. Com esses resultados e as percepções dos bolsistas e professores foram feitos pequenos ajustes, porém o êxito alcançado sustentou a metodologia na fase atual do projeto. Atualmente a oficina está sendo ofertada a três escolas da rede pública da cidade de Rio Grande, contando com a inscrição de quarenta e cinco alunos motivados e com boa interação durante as aulas e também, através dos apps de comunicação. Em relação ao tempo de oficina serão dez semanas com um encontro virtual síncrono semanal, totalizando 54h de curso, ocorrendo também atendimentos durante a semana, com a solução de dúvidas e atividades desplugadas que despertem o interesse dos mesmos. Como resultado, espera-se que, ao final dessa oficina, os alunos tenham adquirido conhecimentos básicos dos pilares do projeto, de maneira a contribuir para sua formação, visando desenvolver competências que o projeto propõe, possibilitando através de suas experiências, criação e aperfeiçoamento dos assuntos abordados.




Palavras-chave


Educação. Tecnologia. Oficina.

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