Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A importância da literatura negra nos currículos escolares.
Maria Fernanda Raymundo Galdino, Cleusa Albilia De Almeida

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Este resumo quer trazer à tona algumas reflexões acerca da literatura afrocentrada nos currículos dos cursos do campus Canoas do IFRS, com isso objetivo de apresentar a literatura afrocentrada para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e os cursos do PROEJA (programa nacional de integração da educação de Jovens e Adultos) do campus Canoas, pois a cultura afro-brasileira é muito importante para a formação de jovens e adolescentes e a construção de uma educação antirracista. A lei número 10.639, de 9 de janeiro de 2003, teria como função incluir nos currículos a obrigatoriedade da abordagem da história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio, seja de escola pública ou privada. Em 2008, ela foi alterada para a lei 11.645, que inclui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena nos currículos, juntamente com a afro-brasileira. Estando cientes da legislação que abriga a obrigatoriedade da inclusão da literatura afro-brasileira, sabemos que o mesmo não acontece na maioria das vezes, o ideal seria que o intelecto, as religiões e a cultura afro-brasileira fossem valorizadas enquanto a adição ao conhecimento e ao contexto histórico e sociocultural do país. Quando falamos em incluir nos currículos, estamos nos referindo a um currículo escolar que é adaptável, ou seja, construído ao longo do período letivo. O que tem o objetivo de atender às necessidades dos alunos e ao Projeto Político Pedagógico da escola, ele é muito importante no processo de aprendizado, pois serve como guia para o trabalho dos educadores. A metodologia para a verificação de dados será através de análises do PPCs dos cursos do campus Canoas e como proposta de aproximar educadores (as) da legislação e sua execução em suas práticas serão realizadas rodas de conversas, eventos sobre a temática em parceria com o projeto tessituras e narrativas. E como resultados preliminares a equipe do projeto espera maior diálogo, reflexão e atualização das ementas das disciplinas dos cursos. Os embates serão grandes, porém necessárias para implantar desde o currículo uma educação antirracista.

Link vídeo youtube: https://youtu.be/xJCrU_OIEs4

Palavras-chave


Currículos. Afro-brasileira. Legislação

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