Última alteração: 15-12-2021
Resumo
Diante da necessidade de promovermos processos inclusivos na sociedade, o projeto foi pensado na perspectiva de cultivar a cidadania através do desenvolvimento de ações e atividades sobre educação especial e inclusão social. O projeto se relaciona diretamente ao trabalho desenvolvido pelos Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e a Política de Ações Afirmativas do IFRS. A inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCD) na sociedade é um direito fundamental, sendo importante a atuação dos Institutos Federais neste âmbito pela promoção da cidadania plena da população PCD. O projeto se dedica à realização de ações educativas diversas sobre inclusão social e educação especial, no intuito de interação, sensibilização e produção de conhecimento acerca da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas.Dentre as ações encontram-se a elaboração e a promoção de informações e ideias, de forma construtiva e dialógica com estudantes, educadores e comunidade em geral, para que possamos contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional, com práticas que visam a inclusão social e educacional. Considerando-se as limitações geradas a partir da pandemia de covid-19 que ainda leva o IFRS a adotar atividades remotas, as ações desenvolvidas ocorrem de forma online, utilizando-se principalmente de redes sociais, em especial o Instagram, e produção de materiais audiovisuais diversos. O projeto tem levado informações importantes para a comunidade, divulgando cada vez mais a importância da inclusão da população PCD e da educação especial. Escolas, organizações, movimentos sociais e comunidades são convidadas a participar de ações como o 2º Circuito Diversifica, evento de palestras online transmitidas pelo YouTube, com temáticas ligadas à diversidade, em parceria com outros projetos e núcleos de ações afirmativas do campus Sertão. Apesar das limitações geradas pelas atividades remotas, o projeto tem apresentado relevância social. Considerando o grande impacto que a questão da pandemia teve também para a população PCD e suas trajetórias educacionais e sociais que já eram rodeadas de vulnerabilidades diversas causadas por processos de exclusão, o projeto possibilita o combate à desinformação sobre os processos de inclusão social e educação especial.