Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Projeto Alpes: servidores e alunos lendo juntos
gabriela freitas costella, Fabiana Cardoso Fidelis, Maria Conceição Maier, Bruna Pereira Marques, Ana Paula Leuck

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O projeto de ensino Alpes: Atividades de Leitura por Servidores e Estudantes, antes intitulado Alpes: Atividades de Leitura e Práticas de Escrita, completa quatro anos de história no IFRS Campus Canoas. Devido à pandemia de Covid-19, em 2020 o projeto adaptou-se à forma remota, promovendo encontros síncronos de leitura por meio da ferramenta Google Meet. É comum ouvir a queixa de professores em relação à falta de leitura dos alunos e a pouca qualidade de interpretação de textos. Sabe-se ainda que os índices de leituras de livros, principalmente de literatura, por brasileiros é bastante baixo. Voltado para a modalidade Proeja, o projeto tem o objetivo de aproximar os servidores e estudantes da literatura por meio da criação de um momento coletivo de leitura e conversa sobre os textos lidos. As leituras são realizadas semanalmente nos horários de aula de Língua Portuguesa e Literatura ou no horário de outro componente curricular, alternando as turmas a serem atendidas. A divulgação dos encontros ocorre por meio de cartazes enviados nos grupos de Whatsapp das turmas. O servidor, professor ou técnico do Campus Canoas, a partir de seu repertório de leitura, seleciona textos que admira para ler durante o encontro, e os estudantes têm a oportunidade de ler e conhecer diversos gêneros de textos e escritores de literatura. Na edição atual do projeto, que ocorre desde agosto de 2021, realizaram-se 12 encontros, envolvendo servidores, estudantes, convidados externos e também a participação de outros projetos de ensino e extensão do Campus Canoas. Foram lidos textos contemporâneos de autores brasileiros e estrangeiros, bem como textos clássicos da literatura, entre eles Machado de Assis. Desta forma, o projeto incentiva a leitura por alunos e servidores e promove o gosto pela literatura, abrindo caminhos para novos leitores, como também a habilidade de interpretação de texto e comunicação dos estudantes. Além disso, as conversas sobre a compreensão dos textos, que ocorrem de forma descontraída e afetiva, ampliam a interação entre os estudantes e os servidores.

https://youtu.be/9p7tmn2Bupw


Palavras-chave


Leitura. Literatura. PROEJA.

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