Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Simulações auditivas para o ensino de vetores a estudantes com deficiência visual
Rodrigo Otavio da Silva Macedo, Miguel da Camino Perez

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O direito da educação para todos exige uma atenção especial da comunidade escolar, voltada aos alunos com necessidades educacionais específicas. Para uma educação de fato inclusiva, adaptações curriculares são essenciais. Sendo especialmente necessárias no momento de isolamento social causada pela pandemia do Covid 19 (Sars-CoV-2), durante a qual o ensino remoto tornou-se indispensável. Uma das ferramentas que pode ser utilizada nessa adaptação é o desenvolvimento e construção de materiais didático-pedagógicos adaptados, onde as particularidades de cada aluno devem ser consideradas. Por meio do levantamento das necessidades específicas de cada estudante, da pesquisa sobre as melhores formas de adaptação para cada caso e da construção de tais recursos, uma educação mais acessível e inclusiva será possibilitada. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), em seu artigo 4ª, explicita que o dever do Estado com a educação escolar pública, já garantido pela Constituição Federal de 1988, inclui proporcionar o atendimento especializado aos estudantes com necessidades educacionais específicas, preferencialmente possibilitando a inclusão desses estudantes nas turmas regulares. Sendo assim, o projeto de ensino "Acessibilidade e Inclusão" do IFRScampus Alvorada propõe-se a investigar, criar e produzir recursos didático-pedagógicos adaptados, buscando atender às demandas individuais. Então com o levantamento das necessidades específicas dos estudantes do campus, se viu uma demanda de atendimento e adaptação  visando alunos com deficiência visual e/ou com baixa visão. A partir de um  método  que utiliza da substituição sensorial visual-auditiva para o ensino de conceitos do Eletromagnetismo utilizando estímulos sonoros, desenvolvemos simulações auditivas aplicadas no componente curricular de Ciências Naturais para a explicação do conteúdo sobre vetores da Física. Sendo assim o bolsista fica responsável pela modificação e a tradução dos vetores por meio do software Reaper. A próxima etapa deste trabalho é a utilização das simulações desenvolvidas em aula e atendimento aos estudantes, a fim de garantir o acesso integral destes aos conteúdos; por fim, os discentes avaliarão os materiais desenvolvidos pelo bolsista.

https://youtu.be/6ciYGUxXxNI


Palavras-chave


Acessibilidade; Simulações Auditivas; Vetores;

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