Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Stem Geek
Marianna Venturini de Toledo, Flávia Twardowski, Klaus Saraiva Kaiser, Cláudius Jardel Soares

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


O projeto de extensão STEM Geek 6ª edição tem como objetivo principal estimular a vivência dos estudantes das escolas do Litoral Norte Gaúcho do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental nas áreas da tecnologia, engenharia, matemática e ciência através de diversas atividades práticas e teóricas, com o intuito de desenvolverem habilidades científicas, cognitivas e interpessoais. Diante de um cenário que necessita de indivíduos que sejam capazes de realizar reflexões, que saibam pensar, questionar, diante de um mundo com infinitas possibilidades de distrações, a pesquisa estabelece um parâmetro de mediação e construção de conhecimentos/conceitos com propriedade científica, sem simplesmente ser uma cópia de algo pronto, ao qual é facilmente achado em sites de busca. O projeto é realizado através de oficinas teórico-práticas no formato virtual, através da plataforma Google Meet, semanalmente às quartas-feiras no turno vespertino, com duração de uma hora. No primeiro momento de cada oficina são apresentados os materiais e os procedimentos que serão utilizados e realizados. No segundo momento, são realizadas as práticas, momento em que os estudantes vivenciam a aprendizagem ativa, quem tem como finalidade o despertar para a ciência no seu cotidiano. Até o presente momento, foi finalizada uma turma, totalizando os cinco encontros definidos, sendo três virtuais e dois presenciais, além de uma segunda turma de alunos, que ainda está em curso. Observa-se que as respostas dos alunos, em ambas as turmas, é extremamente positiva,  ressaltando o que mais os interessam e o que mais gostam a respeito do projeto e das oficinas. Ainda, percebe-se que o estudante torna-se protagonista de sua aprendizagem, e a pesquisa científica desempenha o papel de construir esse aluno autônomo, capaz de analisar e tabular os dados coletados através dos experimentos. Conclui-se que, essa é considerada uma atividade de formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e de poder vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula.




Palavras-chave


Pesquisa. STEM. Metodologia Científica.

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